Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
22:10:12
informe o texto

Notícias / Geral

03/09/2018 às 07:07

Primeiro dia de ação do Mutirão Socioassistencial atende mais de 700 pessoas da região Sul de Cuiabá

Redação Leiagora

Ampliando o acesso à educação, saúde e à informação de qualidade, as equipes da Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado, em conjunto com uma série de parceiros, atenderam mais de 700 pessoas da região Sul da Capital, no primeiro dia do Mutirão Socioassistencial de Serviços de Cidadania. Os atendimentos do mutirão aconteceram ao longo desta sexta-feira (31), das 10h às 16h, na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Getúlio Vargas.

A população contou ? gratuitamente -, com serviços de emissão e plastificação de documentos como RG, 1ª e 2ª vias de CPF, 2ª via de certidões de nascimento e casamento e foto 3x4. Além destes serviços, também tiveram acesso aos atendimentos da Justiça Comunitária, orientação jurídica, realização do Cadastro Único para programas sociais do governo federal, encaminhamento ao mercado de trabalho e Seguro Desemprego, informações sobre os cursos do ?Qualifica Cuiabá ? 300 anos? e, ainda, aferição de pressão.

Presente na abertura da ação, o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, ressaltou sobre a relevância de se oportunizar os serviços de cidadania à população mais carente e de o quanto a união de forças entre os poderes facilita o processo. Wilton também afirmou que ampliar esse acesso de forma digna eleva a autoestima dessas pessoas e, por consequência, estimula-as na construção de uma nova vida, mais reestruturada e de qualidade. ?Esse evento é mais uma ação que ajuda a consolidar as diretrizes do prefeito Emanuel Pinheiro de uma administração participativa, que dê voz a todos, em uma proposta de união de forças, para a construção de pilares sólidos, pela transformação de Cuiabá. Sabemos que sozinhos não chegaremos aos resultados positivos e não alcançaremos os mais necessitados. Diante dessa conscientização e sensibilidade, nossos parceiros, como o Governo do Estado, sempre estão abraçando nossas iniciativas. Isso só nos impulsiona a buscar, a cada dia mais, novas ferramentas e canais, para incentivar as pessoas e mostrar a elas que a mudança é possível?, lembra.

Para a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Mônica Camolezi, a força-tarefa em prol da população menos favorecida é um dever dos poderes e que traz grandes ensinamentos para os gestores.? Desenvolver essas ações leva o gestor a um envolvimento mais próximo da realidade dessas pessoas, pois saímos dos gabinetes e nos juntamos às comunidades. Isso nos traz uma melhor dimensão dessa realidade e nos ajuda na construção de políticas públicas de qualidade ao cidadão. Quero, em nome de todo o governo, parabenizar a todos os envolvimentos nessa importante ação, e dizer que esses momentos são muito gratificantes. Vamos, unidos, avançar na buscar por uma prestação de serviços de qualidade aos cidadãos de todo estado, hoje, em especial, aos cuiabanos?, reiterou a secretária de Estado.

Mãe de seis filhos e grávida do sétimo, a jovem Ana Paula da Silva, de 28 anos, estava entre a população beneficiada com a ação. Ela acordou cedo para aproveitar os serviços de emissão e plastificarão de documentos e também buscar uma vaga nos cursos de qualificação oferecidos pelo município, em parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

?Vim de uma família muito humilde e meus pais não tinham muito a oferecer. Diante disso, não tive muitas oportunidades. Hoje, mesmo em meio às dificuldades, sendo mãe de sete filhos, me sinto mais acolhida e com força para mudar minha realidade. E essas ações, assim com as demais que acontecem aqui no Cras, vêm me ajudando nessas mudanças. Só tenho a agradecer pelo cuidado que estão tendo com nossas comunidades?, concluiu Ana.

O mutirão continua na próxima semana, com atendimentos no Cras Doutor Fábio, na segunda-feira (3/9), Cras Osmar Cabral, na terça-feira (4/9), Cras do bairro Praeiro, na quarta-feira (5/9) e, encerrando, na unidade do Cras Pedra 90, na quinta-feira (6/9).

Participam da ação, além das Secretarias Municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e de Saúde; a de Estado de Trabalho e Assistencial Social (Setas), o Sistema Nacional de Emprego (Sine), a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça Estado de Mato Grosso.

Direto de Cuiabá-MT, Prefeitura/Secom

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet