Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
16:30:44
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

03/09/2018 às 10:41

'Operação Catarata': mandados são cumpridos pelo Gaeco em MT e SP; bens de envolvidos foram bloqueados

Redação Leiagora

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (3), a 'Operação Catarata', que apura fraudes em cirurgias oftalmológicas oferecidas na Caravana da Transformação. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Secretaria de Saúde de Mato Grosso e na sede da empresa responsável, que fica em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público, do Ministério Público de Mato Grosso, a operação tem como objetivo apurar as fraudes na execução do contrato do governo de Mato Grosso com a empresa 20/20, responsável por serviços oftalmológicos na Caravana da Transformação. Há indícios que procedimentos cirúrgicos foram pagos sem que os serviços fossem prestados.

Os mandados de busca e apreensão foram deferidos pela juíza Célia Vidotti em ação cautelar proposta pelo MPMT. A magistrada também acatou o pedido do MPE e determinou a suspensão do contrato e o pagamento de quaisquer valores à empresa responsável pelos serviços de oftalmologia.

Os bens do secretário do Estado de Saúde, Luís Soares, e do proprietário da empresa 20/20 foram bloqueados. Os documentos de todas as edições da Caravana da Transformação estão sendo recolhidos para dar sequência na investigação.

"O  Ministério Público, que esta à frente desta investigação terá o acesso a toda documentação da Caravana da Transformação. A Secretaria de Saúde está à disposição da justiça, e irá colaborar no curso. Foram inúmeras cirurgias realizadas, a secretaria realiza a fiscalização dos serviços da empresa contratada, que disponibiliza várias equipes de médicos e profissionais," manifestou a assessoria da SES.

Valores

A empresa 20/20, de acordo com o MPE, recebeu do governo de Mato Grosso R$ 41 milhões e tem um saldo a receber de R$ 6 milhões. Na tarde desta segunda-feira, o Núcleo de Defesa do Patrimônio Público irá colher depoimentos de pessoas envolvidas no caso.

Caravana da Transformação

Ao todo, 14 edições realizadas da Caravana da Transformação foram realizadas. O governo de Mato Grosso implantou o programa em 2016. Nesse período foram realizadas mais de 73 mil procedimentos oftalmológicos.

[caption id="attachment_32105" align="alignnone" width="600"] Atendimento oftalmológico oferecidos pelo governo de Mato Grosso. Foto: GCOM[/caption]

Derik Bueno, direto da redação

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet