Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
02:31:45
informe o texto

Notícias / Geral

03/09/2018 às 10:54

Museu Nacional: "Não tinha água, mesmo tendo um lago aqui", afirma estudante da UFRJ

Maisa Martinelli

O depoimento de uma aluna da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), divulgado nas redes sociais, causou comoção entre os internautas. No vídeo, ela fala sobre o incêndio que atingiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro.

Ela explica que quando chegou ao local, o fogo ainda não estava todo alastrado. ?Quando chegamos, e uma parte do museu estava tomado pelo fogo, nós fomos procurar o Corpo de Bombeiros para dizer quais eram os pontos mais perigosos. E o que deixou todo mundo boquiaberto foi que não tinha água, mesmo tendo um lago aqui dentro da Quinta da Boa Vista. Não tinha nenhum preparo do Corpo de Bombeiros para retirar a água do lago?, conta ela, indignada.

Ela disse que os caminhões pipa da Cedae ? que, segundo ela, está para ser privatizada no estado do Rio de Janeiro- chegaram somente depois de horas que o fogo já estava tomando conta do prédio. A estudante explicou que a mesma coisa aconteceu com os bombeiros, que chegaram depois que uma boa parte do museu já tinha sido consumida pelo incêndio.

Segunda a estudante, houve despreparo por parte do Estado. ?Não privilegia educação, não privilegia direitos, não privilegia cultura e não privilegia o que é nosso?, alega.

A mulher, que se denominou Tatianí, pede que providências sejam tomadas para que uma tragédia dessa não aconteça novamente. ?É muito importante que estejamos juntos, desde a primeira hora, a partir da primeira reunião da universidade, para dizer o que aconteceu, quais as medidas e o que temos que fazer na defesa do que é público, que é de todos nós?, disse.

"O prédio foi tomado pelas chamas. Nós perdemos tudo (...) foram mais de vinte milhões de peças perdidas (...) os funcionários tiravam as peças com formal com as próprias mãos" afirma em prantos a estudante.

Confira o vídeo completo:

https://www.youtube.com/watch?v=BlPZPjYzEO4&feature=youtu.be

Direto da Redação, Maisa Martinelli

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet