Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
07:35:46
informe o texto

Notícias / Geral

07/09/2018 às 08:00

7 de setembro: conheça a história da Independência do Brasil

Maisa Martinelli

Desde o descobrimento, o Brasil foi colônia de Portugal, até que a emancipação, ocorrida em 1822 e proclamada pelo príncipe regente Dom Pedro I no dia 7 de setembro daquele ano, deu origem ao feriado nacional.

O Dia da Independência representa um marco importante na história do país, pois foi a partir dessa data que a nação se viu independente, ou seja, autônoma em suas decisões e organização interna. Desta forma, ficou oficializado o rompimento do vínculo de dependência que o Brasil possuía em relação a Portugal.

Entenda mais

Dom Pedro vinha sofrendo uma forte pressão por parte das cortes lusitanas, que exigiam que ele retornasse a Portugal, pois a metrópole percebia que estava perdendo o controle político do Brasil. Portugal demonstrava um forte interesse em recolonizar o Brasil, a fim de eliminar focos de resistência.

Os interesses portugueses eram afetados pela presença do príncipe regente no Brasil, no entanto, a elite brasileira, ansiosa pela independência, pressionava Dom Pedro I.

7 de setembro

No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro estava em São Paulo, próximo ao riacho do Ipiranga, onde recebeu uma carta de um mensageiro. Na correspondência, a corte portuguesa determinava obediência às ordens metropolitanas, exigindo que ele retornasse imediatamente a Portugal.

Neste momento, o príncipe regente proclamou a independência do Brasil, com o grito ?Independência ou morte!?, que ficou conhecido como ?O grito do Ipiranga?.

Curiosidades

Dom Pedro foi aclamado imperador do Brasil no dia 12 de outubro de 1822, no Rio de Janeiro. A independência do país somente foi reconhecida por Portugal no ano de 1825, com intermediação da Grã-Bretanha.

Direto da Redação, Maisa Martinelli

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet