Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
16:27:30
informe o texto

Notícias / Geral

06/09/2018 às 16:00

Ação conjunta do TJ-MT e da Prefeitura distribui mudas no centro de Cuiabá

Redação Leiagora

Uma ação do projeto ?Verde Novo ? 300 mil árvores, Cuiabá 300 anos?, realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), juntamente com o Juizado Volante Ambiental (Juvam) e em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, distribuiu centenas de mudas de plantas para populares na manhã desta quinta-feira (06), na Praça Alencastro.

O projeto, iniciado no final de 2017, já resultou no plantio de mudas nos Parques das Águas e Tia Nair, além do novo entorno da Universidade Federal de Mato Grosso. Neste mês, algumas ações serão realizadas como parte de uma programação especial, por conta das comemorações do Dia da Árvore, conforme explicou o gestor do Juvam Cuiabá, Hugo Pfannemuller.

?Iniciamos este projeto no final de dezembro de 2017. Estamos fazendo esta distribuição, agora no mês de setembro, pelo fato de que, no dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore. Estamos fazendo uma campanha especial por conta disso, com a oferta de mudas em parques e vias públicas, durante todo mês?, disse.

De acordo com Pfannemuller, mudas também serão distribuídas em vários locais da cidade nos próximos finais de semana. O gestor do Juvam de Cuiabá explicou que as datas e horários serão definidos de acordo com o movimento de público em cada um deles.

?Fizemos no último final de semana no Parque Mãe Bonifácia e hoje foi feito aqui. No próximo sábado, faremos no Parque das Águas e ainda faremos no Parque Tia Nair e na Orla do Porto nos outros finais de semana. Vamos adaptar os nossos horários para os de maior movimento nestes locais?, disse.

São várias espécies de árvores distribuídas no programa Verde Novo. A receptividade do público, de acordo com Pfannemmuler, é muito boa e geralmente em duas horas, todas as mudas se esgotam.

?Hoje foram distribuídas 700 mudas. No Mãe Bonifácia, foram 600 delas. São árvores frutíferas, como pés de acerolas, ingá, cajá, goiaba, caju, pitomba e pitanga, além de outras não frutíferas, como pata de vaca, ipê branco e ipê rosa. Em pouco mais de duas horas de distribuição, acabou tudo?, explicou.

Um dos populares que levou uma muda para casa foi o arquiteto Benedito França, de 63 anos. Ele ficou sabendo da distribuição por meio de uma prima, que mandou uma mensagem para ele pelo celular.

?Minha prima me mandou mensagem e vim aqui. Estas ações são ótimas. É bom para a natureza, para a gente, para a vida. Estou levando um jacarandá, que dá uma sombra boa e uma pata de vaca, que dá uma flor muito bonita?, elogiou.

Direto da assessoria da Prefeitura de Cuiabá, Leonardo Heitor

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet