Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
04:38:23
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

07/09/2018 às 10:00

Panorama da Saúde: adolescente devem se vacinar contra o HPV

Redação Leiagora

O HPV é um vírus muito comum, que causa verrugas na área genital e lesões que podem levar ao câncer. Os melhor método de prevenção é a vacina, antes do início da vida sexual, já que a doença é sexualmente transmissível. Nós conversamos com a médica infectologista Danyenne Rejane de Assis para tirar algumas dúvidas sobre o vírus.

A média explica que o vírus pode causar câncer, principalmente nas mulheres. Em vários casos aparecem verrugas nos órgãos genitais. Segundo ela, o preservativo ajuda a evitar a contaminação, porém se a lesão estiver fora da área coberta pelo preservativo não há proteção. Por isso, a vacinação é a forma de prevenção mais indicada.

O ideal é que a vacina seja feita no começo da adolescência. Por isso, o Ministério da Saúde está fazendo uma campanha destinada a meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A médica explica que essa diferença de idade no público-alvo se dá porque, para as mulheres, o vírus é mais perigoso, e está associado ao aparecimento de câncer de colo de útero. O HPV também pode causar outros tipos de câncer na região genital. Mais de 20 milhões de adolescentes brasileiros estão dentro do público-alvo da vacinação.

Anos atrás, quando o Ministério começou a fazer campanha pela vacinação contra o HPV, muitos pais se mostraram contra, alegando que o risco de efeitos colaterais é muito grande. Danyenne explica que todas as vacinas podem ter alguma reação, mas elas em geral são desconfortos no local de aplicação. A médica reforça que os benefícios da vacina superam o risco de possíveis reações. Confira a entrevista completa:

https://www.youtube.com/watch?v=TvLugCJ7gR8&feature=youtu.be  

Direto da Redação, Bárbara Muller.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet