Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
13:08:42
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

10/09/2018 às 15:39

Sementes de soja começam a ser coletadas para pesquisa de qualidade e identificação de perdas

Bruno Bortolozo

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) contratou seis classificadores de grãos homologados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Eles já estão atuando no campo, coletando sementes de soja em todas as regiões produtoras do estado para a safra 2018/2019.

A ideia da Aprosoja é ter 500 amostras de sementes. Depois de coletado, o material será levado para um laboratório, onde será verificada a qualidade intrínseca das sementes e como elas têm chegado nas propriedades rurais, conforme explicou, por meio da assessoria, o gerente de Defesa Agrícola da Aprosoja, Daniel Pasculli. ?Nossa meta é entender se existem perdas durante o transporte da sementeira até o armazém do produtor ou em qual momento estas sementes podem estar perdendo qualidade.?

Depois de finalizar a pesquisa, a Aprosoja vai elaborar um material orientativo aos agricultores. ?Outro objetivo é orientar sobre armazenamento de semente na fazenda e como fazer para que sejam minimizadas as perdas, que refletem em produtividade e em economia?, completa Pasculli.

Direto da Redação, Bruno Bortolozo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet