Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
02:48:38
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

11/09/2018 às 14:51

Safra de grãos 2017/18 é a 2ª maior do Brasil, Mato Grosso é responsável por 27% da produção

Rafael Costa

Dados fornecidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que a produção de grãos da temporada 2017/2018 foi a segunda maior da história do Brasil, com 228,3 milhões de toneladas, atrás apenas do ciclo 2016/2017, quando a colheita alcançou 237,6 milhões de toneladas. Em Mato Grosso, com produção superior a 61 milhões de toneladas, o que corresponde a 27% da produção nacional, ocupa o primeiro lugar no ranking, sendo seguido pelo Estado do Paraná com uma representatividade de 15,5% (35,4 milhões de toneladas).

Conforme apresentou a Conab, a soja segue como importante destaque entre as culturas analisadas, apresentando crescimento de área e produtividade. O espaço destinado ao grão nas lavouras cresceu, sobretudo, em áreas destinadas à produção de milho 1ª safra, devido à melhor rentabilidade ao produtor. Além disso, as condições climáticas foram favoráveis à cultura, apesar de a estiagem ter atrasado o plantio. Com isso, a oleaginosa registrou produção recorde, chegando a uma colheita de 119,3 milhões de toneladas.

Algodão

Com o mercado favorável ao produtor, o algodão foi outro destaque positivo nesta safra. A área plantada alcançou 1,17 milhão de hectares, o que representa crescimento de aproximadamente 25%. A produtividade do algodão em caroço atingiu 4.267 quilos por hectare, com produção de 5 milhões de toneladas. De acordo com a Conab, MT segue mais uma vez liderando a produção neste segmento, sendo o quarto maior produtor no mundo.

O desempenho da safra atual só não foi melhor devido à produtividade, que registrou queda em nível nacional de 5,2%, impulsionada, principalmente, pelo desempenho do milho segunda safra em quase todas as regiões brasileiras. Segundo análise da Conab, o atraso no plantio da soja fez com que os agricultores perdessem a janela ideal para plantar, o que gerou impacto direto na produtividade. Além disso, a área destinada para o grão também diminuiu, uma vez que as condições de mercado não estavam tão favoráveis como em outros anos.

Direto da Redação, Bruno Barreto

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet