Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
11:26:11
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

12/09/2018 às 14:31

?A gente vai ser dono de um empreendimento?, diz presidente da Aprosoja em relação à ?Ferrogrão?.

Rafael Costa

Na tentativa de solucionar o déficit na logística dos produtores de Mato Grosso, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) apresentou a construção da ?Ferrogrão?, ferrovia que ligará Sinop (MT) a Miritituba (PA). Ao Leiagora, o presidente da Aprosoja, Antonio Galvan, falou sobre a importância do Estado no cenário da economia nacional.

"Mato Grosso é o único Estado que ocupa 10% da sua área total e é responsável por 27% de toda a produção nacional. Para nós é motivo de muito orgulho participar de tal estatística, mostrando o que Mato Grosso pode vir a fazer. Tenho toda certeza que poderíamos ter melhorado ainda mais esta estatística, mas tivemos alguns probleminhas climáticos e também houve um pouco de redução da área de milho plantada em relação ao ano anterior, em função justamente de um atraso de chuva?, comentou o presidente da Aprosoja-MT.

A ideia, como explica Galvan, é de que os produtores rurais de Mato Grosso financiem o projeto. ?Estamos bastante empenhados para que esta ferrovia realmente possa vir a sair do papel e vá para a realidade. Iremos operando ela (ferrovia) dentro de um frete real, os mesmos aplicados pelas ferrovias internacionais, agregando mais valor ao nosso produto. A gente vai ser dono de um empreendimento. Essa participação do produtor, na prática, é um investimento que está se fazendo, pois depois que ela passar a trabalhar e funcionar, ela vai trazer retorno?, concluiu.

De acordo com o presidente, estudos econômicos demonstram que, quando em funcionamento, a ferrovia irá gerar uma economia, em média, de R$ 50,00 por tonelada no Estado, já que o preço do frete seria reduzido. ?Estamos nessa batalha. Vemos uma grande chance de nós e os produtores rurais, através de uma pequena contribuição anual baseada em sacas de soja e milho, a vir concretizar este investimento?, finalizou.

Direto da Redação, Bruno Barreto

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet