13/09/2018 às 08:51
Rafael Costa
Com a saída da ministra Cármen Lúcia da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (13), o ministro Dias Toffoli, que assume a presidência do Supremo na próxima terça-feira (18/9), ficará responsável por dar celeridade sobre as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) que questionam a legalidade do tabelamento do frete, cujo relator é o ministro Luiz Fux.
Um pedido encaminhado pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), contendo os entraves causados pelo tabelamento, foi protocolizado nesta última quarta-feira por dirigentes da entidade e da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), em Brasília.
De acordo com a Aprosoja, atualmente, além das transações futuras de soja estarem paralisadas devido ao impasse envolvendo o transporte de cargas, as margens do produtor serão perdidas com a elevação do custo do frete. Segundo cálculos do Rabobank, o tabelamento reduzirá em 10% a rentabilidade dos produtores.
?Vamos pedir ao Supremo que exerça o papel dele. Quem tem de dizer se o tabelamento é constitucional ou não é o Supremo, não é o governo nem o Congresso?, afirmou o vice-presidente da Aprosoja MT, Fernando Cadore.
CNA
Em agosto a Aprosoja Brasil protocolou pedido para participar na condição de amicus curiae da ADI nº 5959/DF, ajuizada pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que questiona o tabelamento de preços do transporte rodoviário de cargas (Lei nº 13.703/2018). A lei é objeto de outras duas ações da Associação do Transporte Rodoviário de Carga do Brasil (ATR Brasil) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Bruno Lucchi, superintendente técnico da CNA, destacou como a medida prejudica o agronegócio. ?Antes da Tabela vigorar, o custo do transporte, saindo de Sorriso (Mato Grosso), com destino ao porto de Santos (São Paulo), era de R$ 290 por tonelada. Após o tabelamento, esse valor aumentou em 120%, passando para R$ 637,10 por tonelada?.
?Ferrogrão?
A construção da ?Ferrogrão?, ferrovia que ligará Sinop (MT) a Miritituba (PA), é uma alternativa apresentada pela Aprosoja-MT. Ao Leiagora, o presidente da Aprosoja-MT, Antonio Galvan, falou sobre a importância do Estado no cenário da economia nacional.
?Mato Grosso é o único Estado que ocupa 10% da sua área total e é responsável por 27% de toda a produção nacional. Para nós é motivo de muito orgulho participar de tal estatística, mostrando o que Mato Grosso pode vir a fazer. Tenho toda certeza que poderíamos ter melhorado ainda mais esta estatística, mas tivemos alguns probleminhas climáticos e também houve um pouco de redução da área de milho plantada em relação ao ano anterior, em função justamente de um atraso de chuva?, comentou o presidente da Aprosoja-MT.
Direto da Redação, Bruno Barreto
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