Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
07:19:31
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

13/09/2018 às 15:13

Empresas de Tangará da Serra aderem a pacto pela preservação do Pantanal

Redação Leiagora

A região de Tangará da Serra (245 km de Cuiabá) está recebendo ações que ajudam a preservar as microbacias do Pantanal. Nesta semana, cinco empresas aderiram ao Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, uma iniciativa da qual faz parte a WWF-Brasil e pretende recuperar 700 quilômetros de rios e nascentes que fazem parte das microbacias da reunião.

As empresas que aderiram ao pacto são: SLC Agrícola, Fazenda São Marcelo (Grupo Carrefour), a Cooperativa de Crédito Sicredi, a Cooperativa C-Vale de Diamantino, o Instituto Sociocultural Pontal do Sepotuba, e um clube de Rotary da região. No total, o pacto tem 55 signatários. O evento de assinatura foi promovido pelo WWF-Brasil, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (IPAC). Estavam presentes representantes das empresas, além de gestores e legisladores das cidades da região.

As empresas que aderiram ao pacto receberão ações de proteção das bacias, que incluem a adequação de estradas, construção de curvas de nível, levantamento de nascentes e instalação de drenos para acelerar a absorção de água pelo solo. Essas medidas ajudam a preservar as nascentes, contribuindo para a manutenção dos recursos hídricos do Pantanal e da região.

Outros municípios de Mato Grosso, que estão inclusos na região de abrangência do Pacto, irão receber cursos e outras ações de capacitação. O objetivo é aumentar a capacidade técnica dessa região.

O que é uma microbacia?

As microbacias são como as bacias hidrográficas: áreas de escoamento das águas que acabam chegando em córregos e rio. Entender seu funcionamento e o que precisa ser feito para mantê-la é importante para o desenvolvimento rural com respeito ao Meio Ambiente.

Direto da Redação, Bárbara Muller.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet