Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
03:17:38
informe o texto

Notícias / Geral

15/09/2018 às 14:00

ONU diz que 80% dos venezuelanos na Colômbia sofrem de insegurança alimentar

Redação Leiagora

Cerca de 80% dos refugiados venezuelanos na Colômbia sofrem de insegurança alimentar, segundo uma pesquisa elaborada pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) e apresentada nesta sexta-feira.

De acordo com o porta-voz do PMA, Herve Verhoosel, as famílias que fugiram da Venezuela podem ficar nos centros de assistência na fronteira colombiana por três a cinco dias e depois devem sair para ceder espaço aos recém-chegados.

Além disso, a situação deles é de extrema vulnerabilidade, pois não possuem fontes de renda para se alimentar.

"No caso de encontrarem (alimento) ou alguém lhes der comida, ela não é suficientemente nutritiva, nem suficientemente diversificada", explicou Verhoosel.

O PMA está ajudando os recém chegados, mas existe "uma ampla falta de serviços básicos, eles enfrentam riscos de proteção e não sabem quando comerão de novo".

Até o momento, o PMA distribuiu comida para os refugiados nos departamentos de Arauca, La Guajira e Norte de Santander.

Além disso, foram distribuídos cartões pré-pagos no valor de US$ 75 para 19.500 pessoas nestes três departamentos para que possam comprar alimentos.

Segundo dados do governo da Colômbia, quase um milhão de venezuelanos entraram no país nos últimos meses, a metade por fronteiras informais.

Dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) mostram que há sete pontos de fronteira legais, porém mais de 110 ilegais, enfatizou o porta-voz do PMA.

Direto da Agência Efe

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet