Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
02:17:09
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

14/09/2018 às 13:21

?O Governo ainda está com medo dos caminhoneiros?, diz presidente da Aprosoja Brasil

Rafael Costa

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Bartolomeu Braz Pereira, juntamente com a diretoria da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e de empresas exportadoras de soja, reivindicaram o fim do tabelamento do frete para o transporte de cargas, durante reunião com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e com representantes da ANTT, nesta última quinta-feira (13), no Palácio do Planalto em Brasília.

"Estivemos com o ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, com as principais empresas exportadoras, além do presidente da Abiove, e mostramos o impacto que está trazendo este tabelamento de frete para nossa safra?, comentou Bartolomeu Braz.

O presidente da Aprosoja Brasil disse também que, durante o encontro com Padilha, o grupo apresentou todos os dados adquiridos até o memento que mostram a insustentabilidade econômica para os produtores. ?Nós mostramos os números lá, mostramos como não negociamos nem a metade do que era para ser negociado, essas vendas futuras eram, e são, para o financiamento desta próxima safra. Por isso mostramos o impacto que está tendo no preço e no custo de produção desta tabela de frete, principalmente no fertilizante e nos insumos agrícola. Mas o Governo ainda está com medo dos caminhoneiros, nós mostramos para eles que, se a gente não os enfrentar, iremos virar reféns?.

Bartolomeu afirma que a sociedade está sofrendo diretamente os impactos sofridos pelo tabelamento, sentindo no bolso os reajustes atribuídos ao tabelamento. ?O cidadão pode observar o impacto que o tabelamento trouxe por meio do valor cobrado na cesta básica?.

?A incerteza do plantio, nesse momento, mostra que teremos uma safra com baixa tecnologia, atribuindo até mesmo uma diminuição na produção. Por isso a importância para que eles (STF) definam rápido esta questão, o Padilha disse que quem tem que definir isso (tabelamento) agora é o Supremo, então temos que esperar a decisão do Supremo?, explicou o presidente da Aprosoja Brasil.

De acordo com o presidente, o prejuízo gerado pelo tabelamento neste ano foi ?dividido? com as tradings, que está pagando parte da conta, mas que, caso a tabela permaneça, ?no próximo ano essa conta será totalmente do produtor rural?.

Direto da Redação, Bruno Barreto

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet