Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
17:44:22
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

16/09/2018 às 11:33

Morte de Antônio Mulato gera comoção de mato-grossenses

Rafael Costa

Morre líder e símbolo da Comunidade Quilombola Mata Cavalo, localizada no município de Nossa Senhora do Livramento (42 Km de Cuiabá), Antônio Benedito da Conceição, popularmente conhecido como Antônio Mulato. Com 113 anos de idade, ele era o quilombola mais velho do país e faleceu na noite deste último sábado (15).

Antônio estava internado há cerca de 10 dias no Pronto-Socorro de Várzea Grande. Mulato ganhou destaque por sua luta em busca de igualdade racial. No ano de 1940, conseguiu a instalação da primeira escola pública do Brasil em uma comunidade quilombola.

A morte de Antônio gerou comoção nas redes sociais, políticos, amigos e a imprensa local manifestaram seu último adeus ao homem mais velho do Estado de Mato Grosso e símbolo da resistência quilombola. Mulato deixa 13 filhos, 38 netos, 44 bisnetos, 29 tataranetos e quatro trinetos.

Leia o post realizado pelo governador Pedro Taques:

?Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do Seo Antônio Mulato. Com 113 anos, ele era um dos homens mais velhos de Mato Grosso, líder do quilombo Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento.

A minha história é ligada a de Seo Mulato e Mata Cavalo. Enquanto Procurador da República tive a honra de ser responsável pela ação que garantiu o direito da posse da terra a essa tão importante comunidade.

Como governador, tive o privilégio de estar diversas vezes com Seo Mulato e o recebi no Palácio Paiaguás.

A sociedade mato-grossense não se esquecerá dos seus grandes homens, como este que lutou pelos direitos dos quilombolas.

Em sua homenagem, será decretado luto oficial de três dias em Mato Grosso.

Descanse em paz, meu amigo.?

Direto da Redação, Bruno Barreto

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet