Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
08:10:46
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

23/09/2018 às 16:00

Senado irá promover audiência pública sobre endometriose

Redação Leiagora

O Senado Federal realizará, no próximo dia 27 (quinta-feira), uma audiência pública para discutir a endometriose, uma doença muito comum que atinge as mulheres. A audiência acontecerá na Ala Nilo Coelho, Plenário 6, Anexo II do Senado Federal, a partir das 10h (horário de Brasília). O evento é promovido pela Procuradoria Especial da Mulher.

O tema da audiência é ?Endometriose: diagnóstico, tratamento e intervenções que impactam a vida das portadoras?. O evento é interativo e, pelo porta e-cidadania, é possível enviar um comentário no Mural do Cidadão. Também é permitido fazer comentários pelo telefone  0800 612 211. Os convidados são:

Caroline Salazar, jornalista, idealizadora do blog ?A Endometriose e Eu? e capitã brasileira da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose;  

Dra. Hitomi Miura Nakagawa, Médica Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO, Diretora técnica e científica da Clínica Genesis ? Centro de Assistência em Reprodução Humana;

Paula Lemos, portadora de endometriose e coordenadora da Endomarcha em Brasília

Francisca Valda, Conselheira do Conselho Nacional de Saúde e membro da CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa);

Um representante da Coordenação-Geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde

Sobre a endometriose

É uma doença caracterizada pelo crescimento anormal, fora do útero, do endométrio, o revestimento uterino. O diagnóstico é feito por um médico. É uma doença crônica, mas que pode ser tratada com hormônios ou mesmo cirurgia. Os sintomas mais comuns são dores, muitas vezes agudas, na região do ventre, na parte inferior das costas, no reto ou vagina, além de irregularidades no ciclo menstrual. Essas dores também podem aparecer durante a relação sexual ou ao defecar. Diagnosticar a doença em seu estágio inicial leva a melhores resultados no tratamento. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença pode ser causada por combinações de fatores genéticos, anormalidades imunológicas e disfunção endometrial. A forma de tratamento deve ser escolhida de acordo com o nível de gravidade da doença.

Direto da Redação, Bárbara Muller.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet