Cuiabá, sábado, 20/04/2024
05:43:27
informe o texto

Notícias / Geral

21/09/2018 às 08:07

Escolas da rede pública municipal de Educação de Cuiabá aderem ao Projeto Verde Novo

Redação Leiagora

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Senhorinha Ana Alves de Oliveira, localizada no bairro Jardim Vitória, no km 6 da Rodovia Emanuel Pinheiro, será a primeira das 130 unidades da rede pública municipal de Ensino visitadas pelo projeto Escola Verde Novo, a receber o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas.  O evento será nesta sexta-feira (21), às 9:30.

Resultado da parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Secretaria Municipal de Educação (SME), Instituto Ação Verde, Juizado Volante Ambiental (Juvam) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a iniciativa tem como objetivo resgatar a identidade original de Cuiabá ? Cidade Verde, com a distribuição e plantio de 300 mil mudas de árvores frutíferas e nativas por toda a cidade, em comemoração ao aniversário da Capital e, promover a consciência cidadã da sustentabilidade.

?Este é um grande desafio, aliar o desenvolvimento socioeconômico de Cuiabá à formação de uma verdadeira consciência cidadã, ecológica e ambiental na nossa população. Tendo como norteadores da nossa gestão a humanização e a inclusão, e os homens, mulheres e crianças que vivem na nossa bela cidade, trouxemos o projeto para dentro das nossas escolas, contribuindo assim para a formação integral dos nossos futuros cidadãos?, pontuou o prefeito Emanuel Pinheiro lembrando que nos 300 anos de Cuiabá, as ações também estarão pautadas no crescimento com sustentabilidade e também na população e no seu bem estar.

Por meio do projeto, espaços públicos e outras áreas na cidade já vêm recebendo mudas ao longo do ano. Agora a iniciativa alcança as escolas da rede pública municipal de ensino, que aderirem ao projeto.

?Com o projeto estaremos fortalecendo as ações voltadas à Educação Ambiental e levando arborização para as escolas, fomentando a conscientização dos nossos alunos em relação à importância das áreas verdes para os espaços urbanos e a qualidade de vida da população. Essa será mais uma ferramenta que contribuirá para o trabalho pedagógico que já vem sendo desenvolvido na rede pública municipal de Educação, incentivando os estudantes a se sentirem parte integrante do meio ambiente e corresponsáveis pelos cuidados, manutenção e equilíbrio desses espaços?, destacou o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos.

Programação

Na EMEB Senhorinha Ana Alves de Oliveira, 200 crianças e 13 professores do período matutino vão participar diretamente do evento. Após uma palestra na quadra da escola sobre o projeto e os cuidados com as mudas, os alunos irão ajudar a plantar as árvores nativas e frutíferas.

Cerca de 45 árvores serão plantadas na frente e nas laterais da unidade, entre espécies nativas do cerrado e frutíferas como cajueiro, mangueiras, goiabeiras e outras.

A EMEB Senhorinha Ana Alves de Oliveira atende a 400 crianças, nos dois períodos, da Educação Infantil (I e II) e Ensino Fundamental, 1º e 2º ciclos, crianças de 4 a 10 anos.

A próxima escola a receber a iniciativa será o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Névio Lotufo, no bairro Centro América, no dia 28.

Serviço

Plantio de mudas do Projeto Verde Novo

Dia: 21 de setembro

Hora: 9h30

Local: EMEB Senhorinha Ana Alves de Oliveira, Rodovia Emanuel Pinheiro, Km 6, bairro Jardim Vitória

Direto da assessoria da Prefeitura de Cuiabá, Maria Barbant

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet