Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
15:26:00
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

21/09/2018 às 18:40

Agricultores de MT querem agilidade na construção da Ferrovia Centro-Oeste

Bruno Bortolozo

Os agricultores de Mato Grosso participaram nesta semana de duas audiências públicas realizadas em Brasília, com o objetivo de viabilizar, o mais rápido possível, a Ferrovia de Integração do Centro Oeste (FICO). A ideia durante as reuniões foi a de colher subsídios para o aprimoramento dos estudos sobre a prorrogação do prazo de vigência contratual da Estrada de Ferro Carajás (EFC), sob responsabilidade da Concessionária Vale.

No projeto, a ferrovia começará em Campinorte (GO), passará pelos municípios mato-grossenses de Água Boa, Lucas do Rio Verde; entrará em Vilhena (RO) e terminará em Porto Velho (RO). A primeira etapa, de Campinorte a Água Boa, tem aproximadamente 383 km. O trecho ligará Mato Grosso à Ferrovia Norte-Sul, e será uma alternativa para escoar as safras do estado, conforme explicou o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos da Rosa. ?Essa é uma obra importante para viabilizar o escoamento da produção agrícola da região leste do estado, que representa cerca de 32% da produção de Mato Grosso. A nossa produção cresce a cada ano, e a perspectiva do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), é de que até 2025 chegue a 29 milhões de toneladas (soja e milho). Sem falar na redução dos custos com frete e conservação das rodovias?, afirmou.

Mato Grosso deverá receber R$ 4 bilhões para a construção. A verba é das prorrogações de concessões das ferrovias Vitória-Minas (Minas Gerais e Espírito Santo) e do Carajás (Pará e Maranhão). ?Os estados onde estão essas concessões querem o recurso para investir em saúde, educação e outros fins, mas nós conseguimos com o apoio do Movimento Pró-Logística, que o Governo Federal, através da lei regulatória 13.448/2017, colocasse esse dinheiro para ser investido no primeiro trecho da FICO. Entendemos que este recurso será mais um acréscimo na infraestrutura desse centro do país, que é a região leste de Mato Grosso e que gerará mais riquezas e renda para a sociedade?, disse Rosa.

A próxima Audiência Pública para tratar do assunto será no dia 22 de novembro, no município de Água Boa. O horário e local devem ser definidos nos próximos dias.

Direto da Redação, Bruno Bortolozo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet