Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
09:29:57
informe o texto

Notícias / Geral

24/09/2018 às 02:34

Muito HDL - colesterol "bom" - pode causar problemas de saúde

Redação Leiagora

Pesquisadores dizem que as pessoas com muito pouco ou muito colesterol HDL podem ter um risco maior de doença cardíaca.

O colesterol é uma lipoproteína, uma combinação de gordura e proteína. Ao contrário da gordura corporal, ela não fica apenas sentada e faz as roupas parecerem muito apertadas. Ela se move ao redor. É um componente funcional das membranas celulares e das lipoproteínas do plasma, e um precursor dos hormônios esteróides, que regulam a função do corpo, e dos ácidos biliares, que são necessários para a digestão normal e regulam muitas atividades celulares. O colesterol é transportado para onde é necessário pelo seu sangue. Ele vem em dois tipos. Lipoproteína de baixa densidade (LDL) colesterol é considerado "mau" colesterol porque pode causar aterosclerose, um acúmulo de gordura nas artérias chamado placa.

A placa estreita as artérias, aumentando o risco de ataque cardíaco e derrame. Também pode causar artérias estreitas nas pernas, também chamadas de doença arterial periférica. O colesterol da lipoproteína de alta densidade (HDL) é o colesterol "bom". Retira o colesterol LDL das artérias e o transporta para o fígado, onde é digerido e excretado do corpo. Embora esta seja a sabedoria convencional, em níveis plasmáticos muito elevados, o HDL pode realmente transferir o colesterol para a parede arterial e promover a doença vascular. Isto é apoiado por estudos celulares e estudos em ratos, mas não em seres humanos. Suas descobertas mostraram que pessoas com níveis de colesterol HDL (bom) de 41-60 mg / dl (miligramas por decilitro) tiveram o menor risco de ataque cardíaco ou morte cardiovascular.

Níveis mais baixos de HDL (menos de 41 mg / dl) foram associados a um risco aumentado. Eles também descobriram que o risco era significativamente maior em pessoas com níveis elevados (maior que 60 mg / dl) de colesterol HDL. Essas pessoas tiveram um risco quase 50% maior de morrer de uma causa cardiovascular ou sofrer um ataque cardíaco em comparação àquelas cujos níveis de colesterol HDL estavam na faixa de 41 a 60 mg / dl. A associação entre altos níveis de HDL e aumento do risco de morte ou doença cardiovascular também foi observada com mais frequência em mulheres em comparação aos homens.

Referência

Allard-Ratick, M. ET al. Too much of a good thing? Very high levels of "good" cholesterol may be harmful. European society of Cardiology, August 25, 2018.

Direto da Redação, Joyce Rouvier - Estadão Conteúdo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet