Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
19:03:29
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

29/09/2018 às 14:00

Imagens da sonda Cassini mostram tempestade de areia em Titã

Redação Leiagora

A sonda Cassini, que explorou o planeta Saturno e suas luas, foi desativada em 2017 e mergulhou em direção ao planeta. Entretanto, os dados que ela coletou ainda estão sendo estudados pelos cientistas e levando a novas descobertas. Um artigo publicado nesta semana no periódico Nature Geoscience mostra que a sonda captou imagens de uma tempestade de areia na região equatorial de Titã, o maior satélite natural de Saturno e único a possuir atmosfera e vestígio de substâncias em estado líquido na superfície.

Um dos autores do artigo, o astrônomo Sebastien Rodriguez, da Universidade Paris Diderot, apontou que a existência de tempestade de areia não foi uma surpresa, apesar de terem sido registradas pela primeira vez. A descoberta ajuda a entender o clima de Titã e coloca o satélite entre os três corpos do Sistema Solar que possuem tempestades de areia (os outros dois são Marte e a própria Terra).

Titã tem muitas semelhanças com o nosso planeta. Possui uma densa atmosfera composta basicamente de nitrogênio e lagos em sua superfície. Entretanto, diferente daqui, esses rios e lagos são formados por metano e etano que também evaporam e caem novamente em forma de chuva. Anteriormente, imagens da Cassini mostraram que há criovulcões, ou seja, vulcões que funcionam em baixas temperaturas e lançam plumas de água e amônia na atmosfera.

Direto da Redação, Bárbara Muller, com informações da Agência Espacial Europeia.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet