Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
22:12:08
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

24/09/2018 às 17:08

Fazendas de MT são avaliadas por supervisores da Aprosoja

Bruno Bortolozo

Cerca de 1,1 mil fazendas que participam do programa Soja Plus, em Mato Grosso, estão recebendo visitas dos supervisores da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

O objetivo é o de buscar a adequação das propriedades, baseado nas leis ambientais, trabalhistas e sociais, além de conseguir fazer com que 2 mil fazendas participem do programa, conforme explica, via assessoria, a gerente de Sustentabilidade da Aprosoja, Marlene Lima. ?Falamos que o Soja Plus é um programa de melhoria contínua nestas propriedades. Sendo assim, a meta de realizar novas visitas aos locais que já estivemos significa acompanhar as mudanças e adequações que nossos associados têm feito. Ao todo 14 supervisores, que trabalham na Aprosoja, fazem o trabalho no campo.

Na região Norte do estado são seis profissionais realizando as visitas, quatro estão na região Leste, dois na região Oeste e outros dois na região Sul. As visitas continuarão até o fim do ano. Até o momento foram realizadas 40.

Segundo a assessoria, para aderir ao Soja Plus, os agricultores interessados precisam realizar o curso sobre a Norma Regulamentadora 31 (NR31), que fala sobra a qualidade de vida no trabalho. Depois desta fase, o supervisor de projetos vai até as fazendas dos participantes e verifica as adequações necessárias às propriedades, além de fornecer materiais como cartilhas de construções rurais e placas orientativas para serem colocadas em estruturas da fazenda como refeitórios, oficina e alojamentos.

Para uma revisita ocorrer, a equipe na sede da Aprosoja faz acompanhamento de todas as propriedades participantes do Soja Plus e os principais critérios são a data da última visita e alguma adequação realizada. A média entre a primeira visita e esta segunda é de dois anos. Após a avaliação, a equipe entra em contato com o produtor rural e a revisita é marcada.

Direto da Redação, Bruno Bortolozo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet