Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
08:07:31
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

24/09/2018 às 19:24

Presidente da CDL Cuiabá comenta queda no ICC

Rafael Costa

O Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Nelson Soares Junior, comenta a queda no Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV). De acordo com os dados divulgados na manhã desta segunda-feira (24), o ICC recuou 1,7 ponto em setembro, ao passar de 83,8 pontos para 82,1 pontos. Com o resultado, o índice retorna ao nível de junho passado, quando a confiança havia sido abalada pela greve dos caminhoneiros do mês anterior.

"Isso ocorre porque a retomada lenta da economia ainda não é percebida pelo brasileiro, que se mantém extremamente cauteloso para comprometer sua renda. Mas a expectativa é de que a confiança acompanhe o ritmo de melhora do mercado de trabalho, como pudemos observar nos dados do Caged divulgados na última sexta-feira, que mostram um saldo positivo, sendo o maior da história para o mês de agosto, com 810 novos postos de trabalho ocupados e com a chegada de datas comemorativas como o Dia das Crianças e Natal é evidente que esse número deve melhorar ainda mais?, explicou o presidente da CDL Cuiabá.

De acordo com Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor, o resultado parece estar diretamente relacionado à situação financeira das famílias e à lenta recuperação do mercado de trabalho.

?Apesar de adicionar dúvidas, o cenário político-eleitoral não parece ser o principal fator para a queda do indicador em setembro. Na análise por faixas de renda, nota-se uma queda forte da confiança de consumidores de menor poder aquisitivo e uma alta moderada da confiança dos consumidores de maior poder aquisitivo?, afirmou a coordenadora no relatório divulgado pela FGV.

O indicador que mede o otimismo com relação à evolução da economia diminuiu 3,4 pontos, ao passar de 103,4 em agosto, para 100 pontos, o menor desde maio de 2016 (que também foi de 100 pontos).

Já o Índice de Situação Atual, que mede a satisfação dos consumidores com o momento atual, subiu 0,9 ponto para 72,3 pontos, recuperando parte das perdas do mês anterior.

Direto da Redação, Bruno Barreto

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet