Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
09:17:14
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

30/09/2018 às 11:00

Aplicativo ajuda a monitorar lavouras de trigo em todo o mundo

Redação Leiagora

Produtores de trigo têm mais uma ferramenta para ajudar no monitoramento da lavoura. É o aplicativo para smartphone Pic-a-Wheat-Field (?fotografe um campo de trigo?, em livre tradução) desenvolvido pela Embrapa em parceria com a Universidade de Passo Fundo e a Universidade do Kansas. Com o aplicativo, o produtor pode fotografar a lavoura com sintomas de brusone e contribuir para o banco de dados que ajuda no monitoramento.

Para participar, basta baixar o aplicativo, cadastrar-se, ativar o GPS e tirar a foto. O algoritmo vai relacionar a imagem com os dados da estação meteorológica mais próxima. A tecnologia vai avaliar se a condição climática do local é favorável ao aparecimento da doença. Com a indicação dos locais com a doença, é possível pensar em medidas de controle do fungo.

Até o fim do ano, o aplicativo deve ser atualizado e também contará com a função de notificar os produtores para o risco da doença na região. Com os dados, será possível entender melhor como a doença se propaga e sua agressividade em cada safra. O aplicativo já está disponível para smartphones Android e iOS.

Sobre o brusone

A doença também é conhecida como branqueamento de espiga e é causada por fungos. A infecção causa redução na qualidade e produtividade dos grãos atacando várias partes da planta, como a espiga e a folha. De acordo com o documento da Embrapa sobre a doença, a ?precipitação pluvial, dias nublados e temperaturas entre 24 e 28ºC são condições favoráveis?. Por isso, as condições climáticas são monitoradas juntamente com o aparecimento da doença. No Brasil, o primeiro caso foi registrado em Londrina (PR) em 1985.

[caption id="attachment_35718" align="alignnone" width="400"]Foto de trigo com Brusone Foto: Embrapa Trigo: Márcio Só e Silva[/caption]

Direto da Redação, Bárbara Muller, com informações da Agência Embrapa de Notícias.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet