Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
14:28:34
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

26/09/2018 às 12:33

Diretor da Acrismat comenta novo cenário da carne suína em Mato Grosso

Rafael Costa

Um novo mercado de exportação foi anunciado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi, na tarde desta última terça-feira (25). Trata-se da exportação de carne suína in natura e processada para a Índia, autorizada ainda nesta semana pelo seu governo. Ao portal Leiagora, o diretor executivo da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues, disse quais as expectativas futuras para o mercado no Estado.

[caption id="attachment_35819" align="alignleft" width="275"]Custódio Rodrigues, diretor executivo da Acrismat Foto: Divulgação / Acrismat[/caption]

Segundo o diretor executivo, a notícia da abertura do novo mercado foi recebida com entusiasmo pelos produtores. "Para o Brasil e para Mato Grosso, abertura de novos mercados é fundamental para a continuidade da atividade. Hoje estamos com o nosso principal mercado, a Rússia, paralisado. Vamos aguardar a troca de informações entre os países e as exigências sanitárias. Teremos uma previsão do impacto real daqui a alguns meses".

Atualmente, a Bélgica é o principal exportador de carne suína para a Índia, entretanto, o país belga enfrenta problemas com a peste suína africana.

De acordo com o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Odilson Ribeiro e Silva, a Índia importa cerca de US$ 2 milhões/ano de carne suína in natura e processada. ?Mas há grande potencial de crescimento para as exportações de carne suína, especialmente para hotéis e restaurantes?, observou o secretário.

País com a segunda maior população mundial, com 1,3 bilhão de habitantes, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 6%, de acordo com o Banco Mundial, a Índia é um dos mais ambicionados mercados para o setor de proteína animal mundial, explica Ricardo Santin, diretor-executivo da ABPA.

ABPA

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, comemorou a abertura do mercado indiano para a carne suína do Brasil, conforme anúncio feito ontem pelo ministro Blairo Maggi.

De acordo com o presidente, as negociações entre brasileiros e indianos para a viabilização das exportações de carne suína estavam na pauta das relações comerciais dos dois países há, pelo menos, quatro anos, a partir de um pedido feito pela ABPA ao Governo Brasileiro. A agilização das tratativas ocorreu após visita do Ministro Blairo Maggi à Índia.

?Se por um lado é uma vitória para o Brasil, por outro, é o reconhecimento da capacidade brasileira de ofertar produtos com excelência acerca da qualidade dos produtos e do preservado status sanitário, especialmente neste momento em que diversas nações produtoras sofrem com incontáveis focos de Peste Suína Africana?, analisa o presidente da ABPA.

Direto da Redação, Bruno Barreto

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet