Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
08:57:54
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

26/09/2018 às 16:59

Vacina contra pasteurella em suínos começará a ser desenvolvida

Bruno Bortolozo

A pausterelose suína, causada pela Pasteurella multocida sorotipo A (PmA), que é um microrganismo que faz parte da microbiota e que reside no trato respiratório dos suínos, poderá ser controlada através de uma vacina.

Um protótipo da vacina foi desenvolvido pela Embrapa e deve ser finalizada por uma empresa. O objetivo do antídoto é agir no controle do agente PmA. Um edital público foi aberto em fevereiro de 2018 e, por meio dele, a empresa foi escolhida para o co-desenvolvimento e comercialização da vacina.

Até agora cinco sorotipos capsulares, sendo eles A, B, C, D, E e F e 16 sorotipos somáticos foram identificados. O objeto de pesquisa da Embrapa é o Sorotipo A. Este é um dos que mais aparecem em lesões pneumônicas em suínos.

A Pm, segundo pesquisadores, é responsável por induzir quadros clínicos variáveis, dependendo do grau de imunidade do animal, da virulência da cepa e do sorotipo envolvido. A pneumonia hemorrágica é um dos sintomas mais agressivos, assim como a pleurite e a pericardite.

Apesar da parceria, ainda não foi divulgado quando a vacina começará a ser comercializada.

Direto da Redação, Bruno Bortolozo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet