Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
18:03:40
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

28/09/2018 às 19:00

Várzea Grande registra aumento de quase 300% nos casos de Chicungunya, superintendente dá orientações

Rafael Costa

Com o início da primavera, as primeiras chuvas começam a cair no Estado de Mato Grosso. Um alívio para os mato-grossenses que sofrem com a baixa umidade do ar e as altas temperaturas. Entretanto, é preciso ter atenção redobrada para que a água da chuva não seja o gatilho para que os ovos do mosquito Aedes aegypti eclodam.

Em Várzea Grande, município do Estado de Mato Grosso, a prefeitura municipal do local já intensifica o combate ao mosquito reponsável pela transmissão de doenças como o vírus da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela urbana.

A superintendente da Vigilância Epidemiológica da cidade, Relva Cristina, concedeu entrevista ao portal Leiagora, no quadro ?Panorama da Saúde?, e esclareceu para população os cuidados neste período de chuvas e a iniciativa adota por parte da prefeitura municipal de Várzea Grande.

?Orientamos a população para estarem cuidando das suas residências, dos seus quintais e não deixar nenhum tipo de recipiente, lixo, que possa vir acumular água. Já é comprovado que a larva do mosquito, em contato com a água gera o mosquito, então vai aumentar a proliferação agora neste período das chuvas?, disse a superintendente.

Cristina explica que é preciso a colaboração de toda a população nesse ?novo início das chuvas?. ?Fazemos a ação de visitas dos agentes de endemia, levando orientação e dicas de como cuidar de forma adequada do quintal de cada morador. Se preciso, o agente já realiza o tratamento de possíveis focos ainda no local?.

A superintendente lembra que as Unidades de Saúde também participam no combate contra o mosquito que transmissor de inúmeras doenças, realizando a parte de orientação, com toda a estrutura necessária para receber a população.

?Além de contar com toda a estrutura nas unidades de saúde, contamos também com a capacitação destes profissionais para estarem hábeis a atender toda a população e realizarem um diagnóstico preciso?, finalizou.

Secretaria Municipal de Saúde

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-VG) apontam que apesar do último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado em agosto desse ano, ter sido menor que os anteriores, 4.0%, os dados de notificações de Chicungunya tiveram aumento significativo se comparado ao mesmo período do ano passado.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificações (SINAN), de janeiro a 24 de setembro de 2018 foram registrados 10.142 casos de Chicungunya, sendo que em 2017 foram registrados nesse mesmo período 2.626 casos, um aumento de 286,21%. A Dengue contabiliza neste ano 1.637 casos e Zika Vírus 88 notificações. Essas duas últimas doenças não apresentaram aumento nos registros.

https://youtu.be/yKlZI_r__sI

Direto da Redação, Bruno Barreto

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet