Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
12:12:57
informe o texto

Notícias / Geral

29/09/2018 às 19:00

Vícios e seus males superados - Programa Leiagora Repórter

Iury Lupaudi

Conheçam algumas histórias de superação que motivarão você e repensar em uma vida saudável, equilibrada e contribuir consideravelmente ao seu bem-estar.

A organização mundial de saúde considera o vício como uma doença psicoemocional e física, um mecanismo de fuga em que o indivíduo obtém prazer e camufla sua dor. Muita gente confunde vícios com hábitos disciplinares e frequência dos mesmos, o que na realidade não tem relação direta e sim os males e a dependência que eles causam. Vamos conhecer a seguir três histórias de superação.

Conheça a história da Juliana, viciada em livros.

Quando se fala em vício, o que vem em mente são fatos e ações negativas, mas neste caso resolvemos mostrar o outro lado da moeda, o que poucos conseguem enxergar.O fascínio pela leitura tomou conta da Juliana. Aos 28 anos, a nossa personagem é realizada profissionalmente, estudante de jornalismo, publicidade e propaganda. Amante de livros, ela tem uma coleção que passa de 1000 exemplares. A história dessa jovem deve ser contada para que esse tipo de ?vício? se espalhe e atinja uma grande parte da sociedade. O jornalista Derik Bueno nos conta essa história no programa.

Busca pelo corpo perfeito, exercício físico...

O jornalista Bruno Barreto decidiu explorar o mundo ?fitness?, levantando a questão: Quais os prejuízos para quem se exercita de forma exagerada. Muito presente nas redes sociais, a estudante de educação física Ana Alves, que também trabalha como influenciadora digital, foi a personagem escolhida para a matéria. Ana conta com orgulho suas conquistas, a eliminação de mais de 40kg e a melhora na saúde. Entretanto, ela frisou que hoje tem um pensamento mais profissional em relação ao seu corpo. Seus treinos não possuem a mesma intensidade de antes, quando a busca por um corpo perfeito estava acima até mesmo dos seus relacionamentos pessoais, sempre optando por ficar mais tempo na academia, onde chegava a passar até 9h do seu dia.

Cigarro, o mal dos tempos

O tabagismo é, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Por isso, é de suma importância falar sobre o vício do cigarro e os malefícios que ele traz, como uma forma de conscientizar sobre os perigos de seu uso.A estimativa é que 7 milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao tabaco. Sendo que quase 900 mil são fumantes passivos, ou seja, inalam a fumaça emitida por fumantes. O cigarro pode causar mais de 50 doenças, como câncer em diversos órgãos, bronquite, enfisema, problemas cardiovasculares (pressão alta, infarto, AVC), impotência sexual nos homens, dentre outras. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que 428 pessoas morrem por dia no Brasil em decorrência do tabaco. Além disso, mais de 156 mil mortes poderiam ser evitadas se a substância fosse eliminada.Para quem está na luta para deixar o vício, o Ministério da Saúde, em parceria com o Inca, disponibiliza tratamento gratuito em hospitais e unidades básicas de saúde, que faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Quem tiver interesse em receber o atendimento, pode procurar uma das unidades e fazer o cadastro.

Assista o programa na íntegra, clique play: https://www.youtube.com/watch?v=4OASiqYJyOE  
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet