Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
21:48:13
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

29/09/2018 às 15:51

Veículos com excesso de carga poderão ser multados a partir desta segunda na BR-163

Maisa Martinelli

A partir desta segunda-feirA (1º) terá início a fiscalização e aplicação de multas da Agência Nacional  de Transportes Terrestres (ANTT), no Posto de Pesagem Veicular na BR-163, km108, em Rondonópolis. A ação tem como objetivo fazer o monitoramento dos veículos de carga com excesso de peso.

Além da ANTT, outros órgãos irão atuar no posto de fiscalização, como  o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz).

Maurício Ameomo, gerente substituto de fiscalização da ANTT, explica que a medida é importante para garantir a segurança dos usuários da pista, pois veículos sobrecarregados acabam causando  desgaste do pavimento e surgimento de deformidades, além de destacar o impacto na economia com o tráfego de veículos de carga em excesso.

?A ANTT fez um levantamento que indicou que se se todos os veículos de carga trafegassem no limite de peso indicado, seria possível, no mínimo, mais de 10 mil viagens realizadas pelas rodovias do país?, afirmou.

O posto de pesagem está equipado com duas balanças aferidas e aprovadas pelo Inmetro e ANTT. Na primeira, a parada é dinâmica e seletiva, e não há necessidade do motorista parar. A carga transportada é pesada através de sensores. Caso haja identificação de sobrepeso, uma sinalização específica é emitida, e o condutor é orientado a se direcionar à segunda balança, que efetuará a pesagem exata.

Segundo Ameomo, há uma margem de tolerância de 10%, variando de acordo com o modelo, classe, quantidade e grupos de eixos de cada tipo de veículo em circulação. ?O condutor que estiver transportando carga acima deste limite será autuado e orientado a fazer o transbordo ou remanejamento dos produtos?, explica.

Antes do início da fiscalização no dia 1º de outubro, a Rota do Oeste, que é a responsável pela construção da unidade, realizou a etapa educativa, realizando a distribuição de panfletos informativos em praças de pedágio, bem como a divulgação em canais internos e externos, Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) na estrada e mensagens de voz através do número da concessionária.

Direto da Redação, Maisa Martinelli

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet