Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
14:49:46
informe o texto

Notícias / Geral

08/10/2018 às 19:35

Dificuldades de aprendizagem são temas abordados em novo ciclo de formação

Redação Leiagora

Prossegue nesta terça-feira (9), das 18h às 21h, no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação (SME), o segundo encontro da formação continuada ?Dificuldade de Aprendizagem ? Análises, Reflexões e Ações Interventivas?. O encontro é direcionado aos professores dos 1º e 2º ciclos da alfabetização até o 6º ano e visa fortalecer a prática pedagógica, contribuindo para a formação integral das crianças.

Estão participando da formação 74 professores de 13 unidades escolares da rede pública municipal de Educação, das quatro regionais da Capital. A coordenadora de Organização Curricular da Diretoria de Ensino da SME, Ana Paula Gomes de Moraes, contou que a iniciativa teve origem no relato dos professores sobre as dificuldades dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. ?Após essa primeira etapa, vamos fazer uma avaliação e as adequações necessárias porque nossa expectativa é levar a formação a todos os profissionais da rede?, contou.

Com essa formação, a ideia é que os profissionais possam adquirir uma compreensão em relação às emoções das crianças e estudantes como um fator decisivo no processo de aquisição do conhecimento e se prepararem para a etapa de planejamento das ações e atividades pedagógicas, buscando mecanismos que possam promover avanços efetivos na aprendizagem.

A formação foi dividida em etapas. No dia 27 de setembro foram abordados os temas ?Emoções e Sentimentos?. Nesta terça-feira, o tema será ?As Dificuldades de Aprendizagem e o processo de aquisição da Leitura? e no dia 23 de outubro ?As Dificuldades de Leitura e o desenvolvimento do raciocínio matemático?. O encerramento da formação será no dia 23 de novembro, o qual contará com um workshop para socialização das ações interventivas desenvolvidas em sala de aula e análise dos resultados obtidos.

A formação é uma ação Intersetorial e está sendo ministrada pela equipe de assessores pedagógicos da SME, da Coordenadoria de Organização Curricular, da equipe da Educação Especial, formada por psicólogo e fonoaudiólogos e pelo pedagogo da equipe do Ensino Fundamental.

?A formação é fundamental para que possamos esclarecer as causas recorrentes de comportamentos apresentados pelas crianças bem pequenas - de 1 a 7 meses até os 3 anos e 11 meses - e pelas crianças de 4 a 5 anos, de acordo com a nova definição adotada pela  Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como a agressividade, a birra, intolerância a frustração, estresse emocional e situações conflitantes entre os pais?, explicou Ana Paula.

Serviço

Formação - Dificuldade de Aprendizagem ? Análises, Reflexões e Ações Interventivas

Data:  09 e 23 de outubro, e encerramento no dia 23 de novembro

Hora: 18 às 21 horas

Local: Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, Rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes

Direto da assessoria da Prefeitura de Cuiabá, Maria Barbant

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet