Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
17:07:17
informe o texto

Notícias / Geral

10/10/2018 às 12:52

Trabalho de revitalização avança ao longo dos calçadões do Centro Histórico

Redação Leiagora

Dar vida e colaborar na manutenção da atratividade de uma região de extrema importância para a construção histórica e desenvolvimento econômico da cidade. É com esse propósito que a Prefeitura de Cuiabá trabalha na revitalização calçadões do Centro Histórico da Capital. Com a disponibilidade de uma equipe fixa na localidade, o Município iniciou, em 2017, o processo de padronização dos pisos e, gradativamente, evolui ao longo dos tradicionais pontos.

Por meio desse trabalho, quem passa pela região já consegue notar a diferença visual nos calçadões das ruas Antônio Maria Coelho, Galdino Pimentel, Eng.º Ricardo Franco, Cândido Mariano e Antônio João. A recuperação conta com a substituição dos pisos antigos por tijolos e não altera o valor histórico das estruturas. Por conta disso, conta com o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e também com a colaboração da Associação dos Lojistas do Centro Histórico (ALCHIC).

A atuação faz parte da proposta de resgate e valorização do Centro Histórico, que vem sendo desenvolvido pelo Executivo cuiabano com base na revitalização dos espaços públicos importantes na vida do cidadão. Dentro desse plano, a reestruturação dos calçadões complementa ações como a revitalização das praças centrais, dos canteiros e também o trabalho de recapeamento de ruas e avenidas.

?Recebemos do prefeito Emanuel Pinheiro a missão de promover medidas que valorizem essa região que tem uma importância histórica e econômica para Cuiabá. Diariamente, milhares de pessoas passam por esses calçadões e nossa obrigação como poder público é, de alguma forma, contribuir para que esse fluxo continue existindo sempre da melhor maneira possível para o cidadão. Dessa forma, além de embelezar a cidade, também ajudamos no aquecimento do comércio local?, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Tijolos ecológicos

Para a execução desse serviço, a Prefeitura de Cuiabá utiliza uma alternativa simples e econômica para os cofres do Município. Trata-se dos tijolos ecológicos fabricados na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Misturando cimento, areia e água com a dedicação de um grupo de servidores, a Pasta consegue produzir uma demanda suficiente para a execução do trabalho de revitalização e ainda garantir uma reserva para manutenções posteriores.

De simples fabricação, o produto é considerado uma alternativa importante para o desenvolvimento sustentável da cidade. Isso porque seu processo de confecção é feito mediante a dispensa de forno de aquecimento, evitando assim a queima de carvão ou madeira e, consequentemente, a emissão de gases poluentes na atmosfera. Além disso, tal procedimento também ajuda na manutenção da saúde dos trabalhadores, já que não existe o contato com fumaça.

Além disso, por conta de sua composição, os tijolos ecológicos possuem a característica de absorção de água, evitando o acúmulo do líquido no solo e, consequentemente, a formação de limo, o que poderia resultar em acidentes com pedestres. Para o clima da Capital, as matérias primas utilizadas ajudam também na diminuição da sensação de calor.

Assessoria da Prefeitura de Cuiabá, Bruno Vicente

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet