Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
04:18:42
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

14/10/2018 às 10:50

Fertilizante orgânico nitrogenado é desenvolvido pela Embrapa

Sandra Costa

N-verde. Esse é o nome do fertilizante orgânico a base de biomassa aérea de espécies de leguminosas que tem sido desenvolvido pela Embrapa Agrobiologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
O objetivo é aumentar a oferta desse tipo de fertilizante, que está de acordo com a legislação de agricultura orgânica, já que a lei não permite o uso de fonte sintética.
A pesquisa teve início em 2008 e várias matérias-primas foram utilizadas para que tivessem volume de nitrogênio próximo de 4%. Já no ano passado, o projeto foi retomado para desenvolvimento do trabalho de obtenção da biomassa e de seu processamento até chegar ao produto final, que é o fertilizante peletizado ou granulado.
No processo, a parte da planta que fica fora da terra é aproveitada. Esse novo fertilizante pode ser usado em todo tipo de lavoura, mas o foco é para o cultivo de hortaliças.
Atualmente, utiliza-se a como fertilizante a torta de mamona, que é feita com o óleo extraído dessa planta, mas não existe uma linha de produção da torta.
O N-verde é um fertilizante em que o nitrogênio é obtido em um um processo natural de fixação biológica. Por ser peletizado, reduz a biomassa e aumenta sua densidade, além de conseguir padronizar a matéria-prima.
Direto da Redação, Sandra Costa

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet