Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
08:25:40
informe o texto

Notícias / Geral

15/10/2018 às 13:43

Como o estresse afeta a acne

Redação Leiagora

O estresse emocional não ativa um novo caso de acne, mas possivelmente pode piorar a situação em pessoas que já tem uma desordem de pele. Por um bom tempo, médicos tem suspeitado que o estresse possa piorar a acne, mas evidências são muito controversas.

Na última década, no entanto, pesquisas sugerem que essa hipótese pode ser o caminho correto. Ainda assim, pesquisadores não sabem ao certo como o estresse piora a acne. Eles acreditam que as células que produzem o sebo, substância oleosa, tenham receptores para os hormônios do estresse. O sebo se mistura com as células mortas da pele e com bactérias e se aglomeram no folículo capilar, levando a formação de espinhas ou cravos.

Quando uma pessoa que tem acne vive uma situação estressante, de alguma forma as células que produzem sebo sofrem uma super regulação, ou seja, mais óleo é produzido para aglomerar aos folículos capilares e permitir a formação de mais espinhas. Mas isso é apenas uma pista, e o mecanismo real ainda é desconhecido. Além disso, pessoas mais ansiosas ou estressadas tendem a espremerem as espinhas com uma maior frequência piorando ainda mais a aparência da pele.

Referência

http://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/acne/features/stress-and-acne

Direto do Estadão Conteúdo, Joyce Rouvier
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet