Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
05:36:49
informe o texto

Notícias / Geral

17/10/2018 às 14:56

Sorriso é o primeiro município de MT a implantar dermatologia por telemedicina

Redação Leiagora

A Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, passa oferecer, a partir desta semana pela rede pública de saúde, o atendimento dermatológico por meio da Telessaúde. O método Teledermatologia foi implantado oficialmente nesta quarta-feira (17), em uma cerimônia no Paço Municipal.

Na ocasião esteve presente o coordenador de  campo do Telessaúde do Estado de Santa Catarina, Harley Wagner, o coordenador de campo do telessaúde de Mato Grosso, Valdelírio Venites, a representante do Ministério da Saúde, Kátia Vanessa Alves Silva, a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, médica dermatologista  Juliana Reis, o vereador Maurício Gomes, além de coordenadores de diversos setores da saúde.

O sistema de teledermatologia que está sendo implantado em Sorriso é o primeiro no Estado de Mato Grosso. ?Sorriso sai na frente com esse avanço na implantação dessa especialização. Em Santa Catarina já funciona há 10 anos. Esse é um método de atendimento funcional, seguro e rápido. O Telessaúde faz uma imagem para uma análise inicial e um diagnóstico rápido, com isso chegará aos casos que precisam de atendimento específico que são encaminhados, trazendo agilidade no atendimento?, explicou Harley Wagner, coordenador do Telessaúde do Estado de Santa Catarina.

O coordenador de campo do Telessaúde de Mato Grosso, Valdelírio Venites, explica como é o processo na prática. ?A teledermatologia, é uma das atividades do Núcleo de Telessaúde,  que é realizada pelo exame dermatológico à distância a partir da captura e transmissão de fotografias digitais (padrão macro) ou dermatoscopia digital, realizada por profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde e enviadas por meio da Plataforma de solicitação de Teleconsultoria, e posterior avaliação destas imagens por teleconsultores dermatologistas do Hospital Universitário Júlio Müller?, disse.

Os profissionais de saúde do município de Sorriso estão recebendo nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18) a capacitação de em teledermatologia, para estarem aptos a realizarem os procedimentos. O núcleo do Telessaúde também recebeu o equipamento para realização das fotografias utilizadas nos laudos.

?A saúde de Sorriso dá um grande passo na área dermatológica com a implantação desse sistema, que vai agilizar os atendimentos com a especialista que atende nossos usuários e dar celeridade aos casos que precisa de urgência para o tratamento?, disse o secretário de saúde e saneamento.

Direto da assessoria da Prefeitura de Sorriso, Adriano Carneiro

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet