Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
18:47:38
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

18/10/2018 às 14:28

Ministro Blairo Maggi assina normativos para facilitar o comércio internacional

Rafael Costa

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi (PR), assinou nesta última quarta-feira (17) normas que visam facilitar o comércio agropecuário, como a que dispensa a exigência de Certificado Fitossanitário para importações em Áreas de Controle Integrado (ACI) no âmbito do Mercosul. A medida vai desburocratizar a fiscalização e promover celeridade dos fluxos de cargas em fronteiras importantes como Foz do Iguaçu e Santa Helena (PR), Uruguaiana e São Borja (RS) e Dionísio Cerqueira (SC), entre outras.

O ministro também assinou proposta de Instrução Normativa Conjunta entre o Mapa, Receita Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que institui as Comissões Locais de Facilitação de Comércio (COLFACS) vinculados ao Comitê Nacional de Facilitação do Comércio (Confac). O Comitê é integrante da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e foi criado em 2016.

Blairo Maggi participou, em Curitiba, da Abertura da 1ª Reunião Nacional do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e da comemoração de 20 anos de existência do sistema. Na abertura do evento, o ministro disse que ?o que fará com que o país ande cada vez mais é exatamente a postura de entender que as mudanças para modernizar procedimentos devem ser feitas?. E enfatizou também a importância do uso de novas tecnologias no setor.

?O que estamos vendo aqui hoje, Anvisa, MDIC, todos nós juntos, tentando buscar soluções para os problemas é exatamente o que vai nos levar para a frente?, observou.

Em sua rede social, Maggi disse que ?não é o poder do carimbo que vai fazer com que esse país ande, e sim, essa mudança de postura?. ?Parabenizo a todos, mais uma vez! Esse é o caminho: nos imbuirmos do mesmo propósito e criarmos um ambiente favorável, claro e transparente. Um ambiente onde o Governo, onde o meu ministério e os demais atendam os cidadãos e as empresas. Nós não devemos atrapalhar, nós devemos facilitar!?.

Direto da Redação, Bruno Barreto

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet