Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
11:53:30
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

19/10/2018 às 21:40

Gasto para eliminar pragas e doenças do algodão representa 37% do custo total de produção

Bruno Bortolozo

As pragas e as doenças têm representado aproximadamente 37% dos custos de produção do algodão no país. É, nos dias atuais, a maior dor de cabeça para os agricultores. A Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) aponta o bicudo, a mosca branca e a mancha da ramulária, que é causada pelo fungo Ramularia aréola, como vilões.

Até a década de 1990 a mancha da remulária era considerada doença secundária, mas atualmente obriga os produtores a realizarem até 12 aplicações de defensivos durante uma safra. O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Algodão), Alderi Araújo, que também é responsável por coordenar a Rede de Pesquisa de Ramulária, afirma que alguns fungos se tornaram resistentes aos defensivos químicos. ?Diante da gravidade desse problema, nos unimos a produtores, outros pesquisadores, consultores e empresas para no final desta safra termos informações que permitam ao produtor melhorar o seu programa de controle da doença e reduzir os custos com aplicações.?

O objetivo da Abrapa é tentar diminuir o custo de produção. Por isso será enviado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), um documento que reafirma a necessidade de priorizar a cultura.

Direto da Redação, Bruno Bortolozo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet