Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
09:27:50
informe o texto

Notícias / Geral

22/10/2018 às 19:00

Azeite e saúde cerebral

Redação Leiagora

O óleo de oliva é um dos alimentos mais saudáveis do mundo. É o principal componente da Dieta do Mediterrâneo, conhecida por melhorar a saúde e a longevidade. Pessoas dessa região são uma das pessoas mais saudáveis e mais longevas do mundo. O óleo de oliva melhora o sistema imune, aumenta a densidade óssea, previne doenças cardíacas e, reduz o risco de diabetes. Evidências também apontam benefícios no cérebro. O nosso cérebro utiliza muito oxigênio, em torno de 20% do consumo total. Isso o torna especialmente suscetível a oxidação.

O óleo de oliva, principalmente o extra-virgem, é rico em antioxidantes chamados de polifenóis. Contêm mais de 30 compostos fenólicos que são potentes antioxidantes. Além disso, é fonte de vitaminas E e K. A vitamina E, principalmente na presence da vitamina C, trabalha para manter uma boa memória, perda de memória e reduz significativamente o risco de demência e Alzheimer. Ela pode minimizar o dano causado pelo derrame cerebral, pois redireciona o suprimento sanguíneo após o evento.

A Vitamina K ajuda a manter o cérebro em alerta conforme envelhece e melhora a velocidade de processamento cerebral. Melhora ainda a habilidade de lembrar de palavras. Ela é crucial na prevenção do Alzheimer já que pacientes com essa doença normalmente são deficientes em vitamina K. O óleo de oliva também melhora a ação de dois importantes químicos cerebrais: BDNF e NGF. O BDNF é uma proteína que estimula a formação de novas células cerebrais e pode diminuir os efeitos negativos do estresse no cérebro. Baixos níveis de BDNF estão associados com depressão e Alzheimer.

Referência

http://bebrainfit.com/olive-oil-brain-food/

Direto do Estadão Conteúdo, Joyce Rouvier
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet