Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
01:56:24
informe o texto

Notícias / Geral

23/10/2018 às 09:06

Jejum intermitente e saúde

Redação Leiagora

A ciência da saúde está em constante modificação, mas já sabemos, por exemplo, os benefícios da Dieta do Mediterrâneo e de uma dieta Low carb (baixo teor de carboidratos, principalmente refinados) na melhora da saúde, na perda de peso e na prevenção de doenças crônicas como diabetes e síndrome metabólica. No entanto, muitas vezes as pessoas insistem em se basear em fatos que não estão aprovados na literatura científica, como é o caso do jejum intermitente.

O jejum caracteriza-se como um estado em que o corpo, após ficar determinado tempo sem se alimentar, utiliza mais substratos energéticos próprios do que aqueles provenientes da dieta. Nesse caso, nosso organismo passa, por exemplo, a utilizar a gordura estocada no tecido adiposo ao invés da gordura ingerida da dieta. Além disso, o corpo passa a usar como energia a glicose produzida no fígado, e a utilizar forma mais intensa o glicogênio muscular e hepático. Talvez seja por isso que, ao ouvir a expressão "jejum", as pessoas já pensam em "passar fome", "perda de massa muscular", "fraqueza" etc. Mas isso só ocorre em períodos muito prolongados e crônicos de jejum ou da ausência de alimentos. E não é assim que o jejum intermitente funciona.

O jejum intermitente é um tipo de jejum "programado". Como o nome sugere, ele não é constante e duradouro, pelo contrário, normalmente acontece em intervalos de tempos pré-estabelecidos. Nos estudos que avaliam o efeito do jejum intermitente, os protocolos são variáveis, mas talvez o mais comum seja o jejum alternado em dia sim/dia não. O jejum intermitente mostra-se muito promissor no sentido de auxiliar no tratamento das patologias crônicas. Em qualquer caso, o jejum intermitente precisa ser muito bem planejado e, não deve ser utilizado por todas as pessoas; daí a necessidade de um auxílio de um profissional de saúde capacitado. Vale lembrar que tudo que é realizado fora do equilíbrio pode se tornar prejudicial, ou seja, viver em jejum, comendo muito pouco sempre, provavelmente não vai ser positivo.

Referência

http://cienciadanutricao.blogspot.com.br/2014/12/jejum-intermitente-parte-1.html

Direto do Estadão Conteúdo, Joyce Rouvier
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet