Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
08:16:52
informe o texto

Notícias / Geral

02/11/2018 às 11:36

Dia de Finados: em memória daqueles que partiram

Maisa Martinelli

O Dia de Finados é celebrado anualmente em 2 de novembro, e no Brasil é feriado nacional. Nesta data as pessoas costumam ir aos cemitérios para deixar flores e fazer orações pelos entes queridos.

A celebração de Finados é originalmente católica. Desde o século XI, os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX recomendavam que os fiéis dedicassem um dia por ano para rezarem por aqueles que já haviam partido.

A partir do século XII, o Dia de Finados foi definido pela Igreja Católica como 2 de novembro. Essa data foi escolhida porque no dia 1° desse mês é comemorado o Dia de Todos os Santos, uma homenagem àqueles que morreram em estado de graça e que não puderam ser canonizados ou que não são lembrados por ninguém em suas orações.

Em Cuiabá

N a capital mato-grossense, a expectativa, segundo a Prefeitura, é que mais de 85 mil deverão visitar os principais cemitérios da cidade. Os serviços de preparação começaram na segunda-feira (29), onde mais de 150 de operadores de limpeza realizaram uma força-tarefa com a execução de poda de árvores, varrição, pintura, capinação, dentre outros serviços, para garantir a ordem e zeladoria dos locais que serão visitados.

Nos cemitérios de São Gonçalo,  Pascoal Ramos, Sucuri, Despraiado, Bandeira, Coxipó do Ouro, Guia e Aguaçu, haverá uma programação especial, com missa, distribuição de flores, água e panfletos com orientações de como evitar a criação de focos do mosquito Aedes aegypti nos jazigos do local. Também estarão disponíveis  banheiros químicos, instalação de tendas, som, além de um pequeno café da manhã.

Os cemitérios Piedade, Porto e Coxipó do Ouro também oferecerão flores, água, café da manhã, cadeira de rodas, som ambiente, celebração de missa,  além de estrutura com tendas e banheiros químicos.

O fechamento dos portões está marcado para às 17h

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet