Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
17:13:10
informe o texto

Notícias / Geral

04/11/2018 às 21:13

Enem 2018 tem menor percentual de ausentes desde 2009 no primeiro dia de aplicação

Redação Leiagora

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 registrou o menor percentual de ausentes desde 2009, quando passou a ter dois dias de aplicação: 24,9%. Neste domingo, 4 de novembro, primeiro dia de prova, 1.374.430 participantes faltaram. Como a abstenção é um dado que considera os dois dias de aplicação, esse número pode diminuir, mas não aumentar. As provas foram de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; além da redação, que teve como tema ?Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet?. O Enem 2018 teve 5.513.749 inscrições confirmadas.

Outro número positivo foi o alto índice de acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição, que superou 89%. Juntamente a uma série de medidas adotadas pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o acesso já indicava esse comportamento dos participantes. ?O primeiro dia de aplicação do Enem foi um sucesso. Poucas ocorrências ou incidentes que tenham prejudicado o Exame ou o participante se levarmos em conta o universo de 4,1 milhões de presentes no dia de hoje. Além disso, o menor número de ausentes desde 2009 mostra que as medidas tomadas para a inscrição consciente deram certo?, destacou o ministro da Educação, Rossieli Soares.

?Esperávamos essa maior presença, afinal, desde 2016 estamos implementando ações para reduzir o número de ausentes e o gasto desnecessário do dinheiro público. Primeiro passamos a exigir mais dados dos participantes que solicitavam isenção, depois anunciamos a justificativa de ausência. Em 2018 concretizamos todo esse movimento com a criação de um período específico para solicitação de isenção da taxa de inscrição e para essa justificativa. Nesse mesmo período, ampliamos o perfil de participantes com direito a não pagar a taxa de inscrição?, explica Maria Inês Fini, presidente do Inep. Entre 2013 e 2017, as ausências levaram a um prejuízo de quase 1 bilhão aos cofres públicos. Dos mais de 2 milhões de ausentes no Enem 2017, 84% estavam isentos e apenas 4.345 (0,2%) conseguiram justificar a ausência e garantir a isenção também em 2018.

A presidente do Inep destacou ainda a boa repercussão da prova. ?No ano em que completa 20 anos de criação, o Enem confirma sua história de sucesso. As provas do primeiro dia e o tema da redação falam diretamente com a realidade dos participantes. Esperamos que eles manifestem suas crenças e valores no texto?, afirmou Maria Inês Fini, idealizadora do Enem, em 1998.

A aplicação foi tranquila em todo o Brasil, sem ocorrências graves. Foram registrados 87 casos de interrupção de energia elétrica, mas em apenas dois locais de prova a aplicação precisou ser interrompida. Os casos são de Porto Nacional (TO) e Franca (SP): os participantes terão direito à reaplicação do primeiro dia, em 11 de dezembro, e deverão comparecer às provas do próximo domingo normalmente. Ao todo, 71 participantes foram eliminados (67 por descumprimento de regras gerais do Edital, dois por problemas após revista no detector de metal e dois por uso de ponto eletrônico).

A aplicação do (Enem) 2018 continua no próximo domingo, 11 de novembro, com as provas de Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. A prova do próximo domingo terá 5 horas de duração para resolução de 90 questões, 30 minutos a mais que no ano passado. Essa é uma das novidades da edição, que também ampliou, em cinco vezes, o número de detectores de ponto eletrônico. Os gabaritos e Cadernos de Questões serão liberados em 14 de novembro, no Site do Enem. Os resultados estão programados para 18 de janeiro de 2019.

Perfil do Participante ? A região Sudeste tem 36,6% dos 5,5 milhões de inscritos, seguida pelo Nordeste, com 32,8%. As mulheres representam 59% dos participantes, que estão concentrados na faixa etária dos 17 anos (17%), 18 anos (15,9%) e 19 anos (10,6%). A faixa dos 21 a 30 anos reúne 27,8% dos participantes. Além disso, 58,7% dos inscritos já concluiu o Ensino Médio, enquanto 29,7% está cursando o último ano em 2018. Os ?treineiros?, participantes que fazem o Enem em busca de uma autoavaliação, representam 10,6% dos inscritos de 2018. Dados detalhados por Unidade da Federação e o número de inscritos por município estão disponíveis no Press Kit Enem 2018, no Portal do Inep.

Apresentação da Coletiva de Imprensa

Direto da Assessoria de Comunicação Social

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet