Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
08:59:44
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

07/11/2018 às 19:21

Aprosoja orienta para manejo contra doenças e pragas nas lavouras de soja

Bruno Bortolozo

Com o plantio de soja chegando ao fim em Mato Grosso, o objetivo dos agricultores agora é manter a atenção redobrada no aparecimento de doenças e pragas.

O gerente de defesa agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Daniel Pasculli, explica como os produtores devem agir. ?É importante que o agricultor saiba e entenda que usar produtos com modo de ação diferentes evita que a resistência dos fungos, pragas e plantas daninha aumente nas lavouras.?

A necessidade de intercalar produtos que possuem ações diferentes é porque o uso de fungicidas, herbicidas e inseticidas tem relação direta com o que acontece na lavoura. Nos últimos anos as pesquisas cientificas tiveram dificuldades para encontrar novas moléculas e criar novos princípios ativos. Além disso, existe a burocracia por parte do governo para regulamentar novos produtos.

Tais fatores explicam a necessidade de que sejam preservados os que existem hoje, conforme Pasculli. ?É preciso preservar utilizando sempre diferentes modos de ação.?

Ainda segundo a Aprosoja, outras práticas importantes para que as lavouras se desenvolvam e seja realizada uma safra de sucesso nesta temporada, são o Manejo Integrado de Pragas (MIP) e o Manejo Integrado de Doenças.

Direto da Redação, Bruno Bortolozo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet