Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
11:31:33
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

10/11/2018 às 06:00

Estoque de insumo para exame de tuberculose bovina é normalizado em MT

Rafael Costa

O estoque de insumo para a realização do diagnóstico para tuberculose bovina está normalizado em Mato Grosso. De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), os 64 médicos veterinários habilitados dispõem de 16 mil doses de tuberculina PPD (Derivado Proteico Purificado) bovina. A revenda cadastrada no Estado tem em estoque cerca de 4.400 doses e até o fim de novembro deve receber mais 20 mil doses do insumo.

Em razão disso, foi restabelecida a obrigatoriedade da apresentação do diagnóstico negativo de tuberculose para a participação de animais em eventos agropecuários e para o trânsito interestadual com a finalidade de reprodução. A exigência do diagnóstico havia sido suspensa em julho deste ano, devido à falta do insumo no país. À época, o Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enviou memorando aos Estados facultando a exigência do exame ? até que o abastecimento fosse normalizado.

Veja abaixo maiores detalhes dessa exigência:

Trânsito Interestadual

Para o ingresso e egresso de bovinos e bubalinos destinados à reprodução, é obrigatória a apresentação de resultados negativos aos testes de diagnóstico de tuberculose para animais de idade igual ou superior a seis semanas.

Participação em eventos agropecuários

Para a participação de bovinos e bubalinos em aglomerações é obrigatória a apresentação de resultados negativos aos testes de diagnóstico para tuberculose para animais com idade igual ou superior a seis semanas em exposição, torneio leiteiro ou leilão destinado a reprodução.

Não é obrigatório quando tratar-se de leilão de gado geral e eventos esportivos, classificados como: rodeio, cavalgada, prova de laço ou vaquejada.

Exceção

Para o trânsito de animais comercializados em leilão de gado geral, quando destinados a outro Estado da federação, é obrigatória a apresentação do teste de diagnóstico de tuberculose para animais com idade igual ou superior a seis semanas.

Direto da Redação, Bruno Barreto

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet