Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
18:03:48
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

08/11/2018 às 23:41

USDA estima que importação de soja pela China deve cair 10%

Bruno Bortolozo

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) na China diminuiu a estimativa para as importações totais do país asiático na safra 18/19, em 9 milhões de toneladas.

O motivo, segundo a USDA, são disputas comerciais entre Pequim e Washington e o aumento do número de casos de peste suína africana na China. Os dados apontam que já foram 200 mil animais sacrificados e com isso deve cair a procura por rações. A perspectiva diante do cenário atual é que os asiáticos usem menos a soja e mais a canola nas rações.

O relatório diz ainda mais. "Também estamos observando o governo chinês se desfazer dos estoques locais. Foram 19 leilões desde 24 de outubro, que contabilizaram o comércio de 1,92 milhão de toneladas."

A USDA acredita ainda que a taxa adicional cobrada pelos EUA (motivo da guerra comercial) não inviabilizou a soja americana, o problema é que "os importadores não estão dispostos a correr o risco de enfrentar barreiras administrativas às importações e também são cautelosos sobre como o governo pode perceber a decisão de comprar soja americana durante a disputa comercial".

O órgão aponta que é de 40 milhões de toneladas em 18/19, a demanda da China pela oleaginosa em grão para esmagamento e produção de farelo e óleo.

Essa quantia pode ser tranquilamente atendida por fornecedores como o Brasil, uma vez que a produção do país pode chegar a aproximadamente 15 milhões de toneladas, além dos estoques do governo, que segundo estimativas variam entre 6 milhões e 8 milhões de toneladas.

Direto da Redação, Bruno Bortolozo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet