Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
13:49:04
informe o texto

Notícias / Geral

09/11/2018 às 08:49

Proteção, diversidade e combate à violência da criança e do adolescente são debatidos em conferência

Redação Leiagora

Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências, foi o tema da VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que foi promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), nesta quinta-feira (08).

Com a presença da primeira-dama, Rafaela Frizzo, do vereador Fernando Pael, de estudantes, professores, integrantes de conselhos, representantes das organizações da sociedade civil, apresentações culturais e debates.

Conforme a presidente do CMDCA, Guiomara Marchiori, a conferência é realizada para que as políticas públicas do município voltadas para as crianças e adolescentes sejam debatidas, respeitas e ampliadas.

?Esse momento é para que as pessoas e a sociedade em geral possam incluir suas demandas nessas políticas. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lucas do Rio Verde, é um dos mais atuantes, tanto que temos um Fundo Municipal, o qual repassa recursos às OSC (Organizações da Sociedade Civil) que trabalham com projetos sociais, voltados para esse grupo? disse.

A secretária Municipal de Assistente Social, Lucileide Gurka explicou que a principal finalidade da conferência é o espaço que é dado para a sociedade debater.

?Esse momento é para que a sociedade realmente possa conferir, conhecer, fiscalizar, cobrar e colaborar com as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescente. E na gestão do prefeito Luiz Binotti, estamos trabalhando para que o Estatuto da Criança e Adolescente, seja cumprindo de forma eficaz em Lucas do Rio Verde? explicou.

Conforme a representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT), Silbene Santana de Oliveira, o tema discutido na conferência vem de encontro com o momento político, vivido no país.

?Essa discussão é extremamente importante, exatamente neste momento que nosso país vive na mudança de governo. É necessário saber como essa pauta será tratada, as perspectivas, saber se as instituições envolvidas com esses grupos estão preparadas e essa conferência evidência esse trabalho, o cuidado e as providências que serão necessárias, já que vivemos uma fase delicada em se tratando de crianças e adolescentes?, afirmou ela.

De acordo com o juiz da vara da infância e juventude, Gleidson de Oliveira Barbosa, a conferência possibilitar o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, e assegura o espaço de reflexão e debate.

?As políticas voltadas para as crianças e adolescentes, elas envolvem várias esferas e essa conferência é sempre importante para que sejam criados debates e projetos para nossas crianças e adolescente. E o tema abordado hoje, vem de encontro com o futuro de nossas crianças, principalmente nesse momento degradante em que estamos vivendo?, destacou ele.

Direto da assessoria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Maryuska Pavão

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet