Cuiabá, sábado, 18/05/2024
21:55:45
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

09/11/2018 às 15:41

Festival Velha Joana coloca Primavera do Leste no circuito nacional das Artes Cênicas; vídeo

Maisa Martinelli

O Festival Velha Joana, referência regional e nacional no circuito de artes cênicas do país, acontece até o próximo domingo (11) em Primavera do Leste (cerca de 244 km de Cuiabá). A 12ª edição teve início no último dia 1º e tem mobilizado a população e a classe artística com diversas apresentações culturais. A entrada é gratuita.

O evento, que é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult) e idealizado pelo grupo Teatro Faces, é considerado o maior festival em número de participantes no estado de Mato Grosso. É dividido em três categorias de apresentação: Mostra Panorama (para artistas de Primavera do Leste), Mostra Regional (para grupos artísticos de outras cidades) e Mostra Oficial (para companhias e coletivos selecionados pela Comissão Avaliadora).

Segundo Wanderson Lana, secretário de Cultura de Primavera do Leste, nesses dias de evento a cidade está recebendo cerca de 500 artistas e técnicos das artes da cena. Ele explica que o festival é democrático, reunindo profissionais experientes e iniciantes. "Aquele ator que está começando na escola e o artista profissional que já está circulando em vários outros estados ou até mesmo países, utilizam a mesma estrutura, têm o mesmo atendimento, e você trabalha isso de maneira democrática", comentou Lana, salientando ainda que isso é de suma importância para fomentar o segmento no município.

Leonardo Bortolin, prefeito da cidade, destaca a importância de programas culturais, como o Velha Joana, "A nossa gestão acredita que investir na cultura é a melhor maneira e mais barata de você poder combater a vulnerabilidade, dar condições de igualdade e procurar a construção de um ser humano melhor", considera Bortolin.

"Quanto mais crianças e adolescentes forem atendidos e estiverem atendidos em projetos como esses, projetos culturais e esportivos, nós estaremos evoluindo no sentido de, lá na frente, não precisar gastar com segurança pública, gastar com saúde pública, ou seja, a gente acredita que, através da cultura e desses projetos, nós podemos transformar a sociedade", completa Leonardo.

A programação conta com cerca de 60 espetáculos de grupos vindos de diversas regiões do país e variadas modalidades artísticas, como teatro de rua, intervenção artística, perfomatividade, teatro para a infância, juventude e adulto. Para Nelson Albuquerque, ator da Companhia Magnólia, de Fortaleza (CE), diz que vale a pena vir de tão longe para participar desse evento. "É uma satisfação. É um festival que a gente já escuta falar há muito tempo e tem um carinho enorme", conta.

Nesta sexta (9), a programação segue até às 21h, com apresentações dos grupos Ogroleto, O Cavalo Transparente e Baldio. No sábado (10), o evento segue até às 21h, com os grupos Beluá; Azul da Cor do Céu; No Remanso do Araguaia; Miau, Abelinda; O Comum de dois Rua Vitória, 281; Guardiões da Memória e Cabaré AhBerração. No domingo (11), a cerimônia de encerramento acontece às 18h, com a Comissão Organizadora e Câmara Municipal.

Acompanhe essas e outras matérias exclusivas no nosso canal LTV. Clique aqui.

O Leiagora/LTV esteve presente no evento nesta quinta-feira (8). Acompanhe a cobertura completa no vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=zT3thN21f8U&feature=youtu.be
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet