Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
12:35:18
informe o texto

Notícias / Geral

12/11/2018 às 10:09

Benefícios do colágeno para a saúde

Redação Leiagora

O colágeno é a proteína mais abundante no nosso corpo e o principal componente dos tecidos conjuntivos, incluindo tendões, ligamentos, pele e músculos, fornecendo estrutura à sua pele e fortalecendo os ossos. O seu consumo pode reduzir a inflamação e aliviar a dor de pessoas com distúrbios articulares como a osteoartrite, assim como melhorar a saúde da pele. Também pode auxiliar na redução do risco de distúrbios ósseos, como a osteoporose através do aumento da densidade mineral óssea e de proteínas sanguíneas que estimulam a degradação deles.

Uma pesquisa publicada no The British Journal of Nutrition mostrou que consumir suplementos de colágeno aumenta o crescimento e a força muscular em pessoas com perda de massa muscular relacionada à idade. O seu consumo também pode ajudar a reduzir os fatores de risco associados a problemas cardíacos.

Ele está presente em vários alimentos de origem animal e caldos feitos com ossos desses animais. No entanto, os especialistas não sabem se o consumo de alimentos ricos em colágeno aumenta a quantidade dele no corpo da mesma forma que os suplementos. Se você tem alergias, adquira suplementos que não são feitos de fontes de colágeno às quais você é alérgico e, prefira o peptídeo de colágeno, o qual é melhor absorvido pelo corpo.

Referência

Asserin, J. ET al. The effect of oral collagen peptide supplementation on skin moisture and the dermal collagen network: evidence from an ex vivo model and randomized, placebo-controlled clinical trials. J Cosmet Dermatol. 2015 Dec;14(4):291-301.

Zdizieblik, D. ET al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. Br J Nutr. 2015 Oct 28; 114(8): 1237-1245.

Direto do Estadão Conteúdo, Joyce Rouvier

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet