Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
00:19:06
informe o texto

Notícias / Geral

12/11/2018 às 17:00

Consumir peixe com mais freqüência pode ajudar a viver mais

Redação Leiagora

O consumo de peixe faz parte de uma dieta nutritiva, visto que esse alimento é rico em proteína, vitaminas e gordura saudável como o ômega-3, um potente antiinflamatório. Um estudo recente publicado no Journal of Internal Medicine com mais de 40.000 pessoas demonstrou que o maior consumo de peixe e de ômega-3 reduz a mortalidade. Os resultados apontaram para uma redução em homens de 10% na mortalidade por doenças cardiovasculares, 6% por câncer, 20% por doença respiratória e 37% por doença hepática. No caso das mulheres a redução ficou em 8% na mortalidade geral, 10% por doenças cardiovasculares e 38% por doença de Alzheimer.

É importante ressaltar que esses resultados não se aplicaram ao peixe frito. Consumi-lo dessa forma pelos homens não teve impacto no risco de mortalidade, já para as mulheres, no entanto, o maior consumo deste aumentou o risco de mortalidade cardiovascular, por doença respiratória e geral. Isto pode ter ocorrido pelo fato que fritá-lo produz gorduras trans, ruins para a saúde cardíaca e geral, o que pode potencialmente desfazer qualquer bom trabalho realizado pelo ômega-3. Portanto, o maior consumo de peixe, sem ser frito, pode ajudar a viver mais.

Referência

Zhang, Y. ET al. Association of fish and long-chain omega-3 fatty acids intake with total and cause-especific mortality: prospective analysis of 421309 individuals, Journal of Internal Medicine, n.284, p.399-417, 2018.

Direto do Estadão Conteúdo/Joyce Rouvier

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet