Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
19:34:14
informe o texto

Notícias / Geral

13/11/2018 às 15:00

Benefícios do arroz negro

Redação Leiagora

O arroz negro é uma das 40.000 variedades de arroz. Apesar do teor nutricional variar, todas as variedades de arroz são boas fontes de carboidratos, não apresentam quase nada de colesterol e gordura e são boas fontes de proteína. Um quarto de xícara de chá (50g) desse arroz contém cerca de 180kcal, 6g de proteína, 2,5g de fibras e 1g de ferro. Ele contém mais antioxidantes do que o arroz branco, os quais promovem a saúde cardíaca e podem ajudar a diminuir o risco de alguns cânceres.

Em se tratando de saúde cardíaca, estudos mostram que ele, quando parte de uma dieta saudável, ajuda a aumentar os níveis de HDL ou colesterol "bom", sendo este vital para a saúde cardíaca. Ele também parece diminuir a formação de placas ateroscleróticas nas artérias que podem levar à insuficiência cardíaca. Como o arroz negro é fonte de fibra dietética ele pode ajudar no bom funcionamento intestinal, prevenir a constipação e outros problemas digestivos. Para melhorar a sua digestão e absorção pelo corpo, ele deve ser lavado três ou quatro vezes antes de cozido.

Referência

Zhang, M. W. ET al. Phenolic Profiles and Antioxidant Activity of Black Rice Bran of Different Commercially Available Varieties. J. Agric. Food Chem., 2010, 58(13), pp 7580-7587

Direto do Estadão Conteúdo, Joyce Rouvier

   
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet