Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
03:11:43
informe o texto

Notícias / Geral

21/11/2018 às 14:00

O que causa a obesidade

Redação Leiagora

A obesidade é uma condição médica que ocorre quando uma pessoa tem excesso de gordura corporal que pode afetar sua saúde. O IMC ou índice de massa corporal é uma ferramenta usada para avaliar se uma pessoa está em um peso adequado para sua idade, sexo e altura. Um IMC entre 25 e 29,9 indica que uma pessoa está com excesso de peso, já 30 ou mais sugere que ela pode ter obesidade. Outros fatores, como a relação entre o tamanho da cintura e quadril (RCQ), a relação cintura / estatura (RCEt) e a quantidade e distribuição de gordura no corpo também influenciam na determinação de quão saudável é o peso e a forma do corpo. Se uma pessoa tem obesidade e excesso de peso, isso pode aumentar o risco de desenvolver uma série de condições de saúde, incluindo síndrome metabólica, artrite e alguns tipos de câncer.

A síndrome metabólica envolve uma coleção de problemas, como hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e doença cardiovascular. Manter um peso saudável ou perder com dieta e exercício é uma forma de prevenir ou reduzir a obesidade. Quando alguém consome mais calorias do que usa como energia, seu corpo armazenará as calorias extras como gordura. Isso pode levar ao excesso de peso e obesidade. Alguns produtos alimentícios processados contêm xarope de milho rico em frutose como adoçante e, o seu consumo excessivo assim como o sedentarismo podem resultar em ganho de peso e obesidade. Quanto menos você se movimenta, menos calorias queima. Além disso, a atividade física afeta a maneira como os hormônios funcionam e eles têm um impacto sobre como o corpo processa os alimentos.

Pesquisas sugerem que perder o sono aumenta o risco de ganhar peso e desenvolver obesidade. Quando você não dorme o suficiente, seu corpo produz grelina, um hormônio que estimula o apetite e, ao mesmo tempo, também resulta em uma menor produção de leptina, um hormônio que suprime o apetite. Quanto mais tempo estiver acima do peso, mais difícil será para perdê-lo. Um gene defeituoso chamado de gene associado à gordura e à obesidade (FTO) é responsável por alguns casos de obesidade. Uma dieta saudável que contenha muitos alimentos frescos, juntamente com exercícios regulares, reduzirá o risco de obesidade na maioria das pessoas. No entanto, aqueles que têm uma predisposição genética podem achar mais difícil manter um peso saudável.

Referência

Crescenzo, R. et al. Early Effects of a Low Fat, Fructose-Rich Diet on Liver Metabolism, Insulin Signaling, and Oxidative Stress in Young and Adult Rats. Front. Physiol., 26 April 2018.

Direto da Redação, Joyce Rouvier/ Estadão Conteúdo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet