Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
19:26:56
informe o texto

Notícias / Geral

21/11/2018 às 12:53

Oficinas Participativas para a revisão do Plano Diretor são iniciadas hoje (21)

Redação Leiagora

A Secretaria de Assuntos Estratégicos iniciou hoje (21) o cronograma de oficinas participativas. A escuta ativa faz parte da mobilização social para a revisão do Plano Diretor do município de Várzea Grande. Esta é a primeira de uma série de contribuições para construção do Diagnóstico Participativo que é o processo de revisão onde são levadas em considerações as vivências dos moradores, apontamentos de problemas, análise territorial, para orientar o desenvolvimento do município em uma única direção com a participação popular.

A primeira Oficina foi realizada na Câmara Municipal de Várzea Grande, na manhã desta quarta-feira (21) em atendimento à Constituição Federal,ao estatuto das Cidades e aos termos de Referência do Edital de Licitação.

Durante esses encontros segundo o presidente da Comissão Administrativa de Estudo e Revisão da Legislação Urbanística de Várzea Grande, Enodes Soares Ferreira os facilitadores vão sistematizar as opiniões, sugestões e críticas dos cidadãos sobre a visão de futuro que eles têm a partir das suas vivências e do sentimento de pertencimento em relação à cidade.

?Nas oficinas são mostrados o modo de desenvolvimento das áreas estratégicas do município como a agricultura, pesca, infraestrutura, educação, cultura, turismo levando em consideração os aspectos ambientais, econômicos, sociais e de gestão. A sociedade deve ter uma visão integrada e o município mostra claramente as ?regras do jogo? do que pode e que não pode fazer, levando em consideração as Leis vigentes.Feito isso parte-se então para as etapas de trabalho, que seguem com a revisão da legislação,pactuação do plano de trabalho, revisão das diretrizes do cenário desejado após as consultas populares. Assim, Várzea Grande  passará a contar com instrumentos urbanístico mais contemporâneo tornando-se, também, uma cidade mais sustentável?

Segundo ainda Enodes Soares para a consolidação do Plano Diretor é necessário ainda analisar e por em prática um conjunto de estratégias, políticas, programas e ações necessárias para a transformação da situação de atual para a situação desejada.

? Precisamos conhecer o retrato da situação atual, entender, para poder agir e ter uma nova Legislação.Várzea Grande integra a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, e por ter proximidade com a capital, o cenário e mais positivo ao acesso a serviços, bem como, com  o emprego das políticas públicas municipais aos serviços essenciais de qualidade, fora que o município ainda possui elementos com importância regional como o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, o Parque Tecnológico que está sendo implantado pelo Governo do Estado,o  Várzea Grande Shopping, Universidades e o Terminal de Integração André Maggi o que aponta o município com suas potencialidades, além da interligação com outros municípios do Estado e da região, sendo outro ponto principal espaço para ampliação dos setores de serviços, comércio e indústria?, explicou o presidente da comissão.

A participação e o controle social estão sob a coordenação da Comissão Administrativa instituída para o acompanhamento das diversas etapas do processo de revisão do Plano Diretor de Várzea Grande. A Comissão é composta por representações da sociedade civil e do poder público. O conteúdo levantado a partir das escutas públicas será consolidado em cada etapa, constituindo a base para as proposições que serão discutidas nas audiências públicas. O Anteprojeto de Lei decorrente dos debates será remetido para a apreciação, votação e aprovação da Câmara Municipal, para então se transformar em Lei.

Segue a programação da realização das Oficinas Participativas.

DATA: 21/11/2018 (Quarta-feira)

HORÁRIO: 19h

LOCAL: EMEB Profa. Salvelina Ferreira da Silva

ENDEREÇO: Av. São Sebastião s/n ? Bairro: Jardim Maringá II ? Cristo Rei ? Várzea Grande ? MT.

Direto da Secom/VG

DATA: 22/11/2018 (Quinta-feira)

HORÁRIO: 19h

LOCAL: EMEB Profª Irenice Godoy de Campos Silva

ENDEREÇO: Rua Camarões, s/n ? Bairro: Jardim Imperial ? Várzea Grande ? MT.

DATA: 23/11/2018 (Sexta-feira)

HORÁRIO: 19h

LOCAL: EMEB Profª. Maria Pedrosa Miranda

ENDEREÇO: Rua 15, Quadra 15, Lote 01 ? Bairro: Parque Sabiá ? Várzea Grande ? MT

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet