Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
08:43:52
informe o texto

Notícias / Geral

26/11/2018 às 19:00

Substitutos saudáveis da manteiga

Redação Leiagora

O processo de agitação do leite ou creme separa a gordura do leite do líquido, essa gordura restante se torna a manteiga. Algumas pessoas optam por evitá-la por motivos como: seu alto teor de gordura saturada, intolerância à caseína, a principal proteína dos produtos lácteos, intolerância à lactose ou escolhas alimentares como o veganismo. Para todas as receitas que exigem cozinhar e não assar, uma pessoa pode muitas vezes substituí-la por azeite de oliva quando refogar legumes e carne. É melhor usar um pouco menos de azeite em comparação com a manteiga para este fim. O principal tipo de gordura no azeite de oliva é a gordura monoinsaturada, que pode ter alguns benefícios à saúde que a gordura saturada da manteiga não possui. O abacate assim como o azeite também é rico em gorduras insaturadas sendo uma alternativa nutritiva à manteiga.

Ghee é uma manteiga clarificada com um sabor e aroma distintos. Como o óleo de coco, uma pessoa pode substituir a manteiga por ghee na proporção de 1 para 1 em cozinhar e assar. No entanto, em algumas receitas, uma pessoa pode precisar alterar a quantidade dela, pois contém mais umidade do que a manteiga. O iogurte grego é um substituto rico em proteínas para a manteiga, adequado para uso em muitas receitas de panificação. Com muita vitamina A e outros nutrientes, o purê de abóbora também pode substituí-la na maioria das receitas. No entanto, purê de abóbora é mais aguado do que algumas das outras opções nesta lista, portanto, uma pessoa deve usar cerca de três quartos da quantidade que usaria para a manteiga.

Semelhante ao purê de abóbora, bananas adicionam nutrientes e aumentam o conteúdo nutricional geral dos alimentos sem a gordura adicionada. No entanto, elas podem adicionar doçura e um sabor distinto a algumas receitas. Ao contrário do azeite de oliva, que pode não ser adequado para uso em todos os produtos de panificação, o óleo de coco é um bom substituto da manteiga porque retorna ao estado sólido à temperatura ambiente. No entanto, ele tem um sabor distinto que pode alterar o sabor de muitos produtos assados. Existem muitas variedades de manteiga de nozes, incluindo aquelas derivadas de amêndoas ou amendoins. Semelhante aos abacates, as manteigas de oleaginosas adicionam gordura e nutrientes saudáveis às receitas. A manteiga de oleaginosas pode aumentar a densidade de certos produtos assados e pode alterar seu sabor.

Referência

Guash-Ferré, M. et al. Olive oil intake and risk of cardiovascular disease and mortality in the PREDIMED Study, BMC Med. 2014; 12: 78.

Direto da Redação, Joyce Rouvier/Estadão Conteúdo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet