Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
00:53:21
informe o texto

Notícias / Geral

29/11/2018 às 08:28

Sinop avança em meta para limitar novas infecções por HIV

Redação Leiagora

O município de Sinop aderiu à campanha chamada meta 90/90/90, estabelecida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), a fim de controlar a epidemia mundial até 2020. A meta 90/90/90 consiste em ter 90% das pessoas com HIV devidamente diagnosticadas, deste grupo 90% realizando o tratamento com antirretrovirais e deste grupo 90% com carga viral indetectável, o que indica o sucesso do método terapêutico aplicado.

De acordo com o médico obstetra/ginecologista e coordenador do Serviço de Atenção Especializado (SAE), Walther Esteves Lima, o portador com a carga viral indetectável, não transmite a doença mesmo quando tem relações sexuais desprotegidos. Atualmente, também já é possível realizar partos normais em gestante com esse diagnóstico sem contaminar o recém-nascido.

?Com esse mecanismo será possível barrar as transmissões do vírus por vias verticais (contágio na gestação, no parto ou na amamentação) e sexuais, oferecendo maior tranquilidade à vida sexual das pessoas?, fala Walther.

Em Sinop, é preocupante o número de jovens adultos, principalmente universitários que estão se contaminando. Para o médico a liberdade que muitos ganham a ficar longe de casa, acaba contribuindo com esse descuido com a saúde sexual.

?Não é uma critica, eu acho que essa liberdade é importante para homens e mulheres. O problema é que essa autonomia sobre o próprio corpo e sobre a vida sexual não vem acompanhada de cuidados?, explica.

Segundo Warther o número de homossexuais contaminados também voltou a crescer. O grupo havia tido uma queda nos índices com as campanhas dos últimos anos.

Para reforçar a ação, o município está ofertando em todas as Unidades Básicas de Saúde o teste rápido de HIV, com livre demanda. Os profissionais da saúde estão sendo capacitados para oferecer o exame a todos que forem até unidade, independente do serviço procurado pelo paciente.

?Todas as pessoas que tiveram relação desprotegida pelo menos uma vez na vida, está sujeita a ser um portador do vírus e é essencial que realize o teste nos postos de saúde?, reforça.

Certificado do Ministério da Saúde

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, Sinop zerou o número de transmissões do vírus HIV de mãe para filho nos últimos quatro anos. Nos próximos dias o município estará recebendo um certificado do Ministério da Saúde, referente ao índice positivo.

Para Walther o apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde ao SAE foram fundamentais para a realização do excelente trabalho realizado.

?Sem dúvidas nenhuma, o fato de ser uma cidade que pensa de forma preventiva e investe na capacitação dos profissionais contribuiu para a termos um bom serviço?, fala o médico.

O certificado é ofertado às capitais e cidades com mais de 100 mil habitantes que conseguiram eliminar a transmissão denominada vertical, por dois anos consecutivos. Em Mato Grosso, apenas Sinop e Rondonópolis receberão a premiação.

Direto de asssessoria da Prefeitura de Sinop

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet